Investimentos

Investimentos

Começo de ano vem as despesas. Nós listamos pra você!

Por

O ano mal começou e já temos uma certeza: vamos pagar muitos boletos. Esse início de ano pode ser crucial para o restante de 2022. Se você não fez o Planejamento Financeiro agora, isso pode impedir de realizar todos os outros objetivos do ano.

Saiba mais sobre Planejamento financeiro.

Além de todos os gastos extras de final de ano, nos deparemos com férias escolares e os impostos, muitas vezes negligenciados do Planejamento, pois são despesas pontuais. Assim, o propósito desse artigo é falar principalmente deles. Vem com a gente!

Leia também | Renda passiva: 7 passos para alcançar a sua independência financeira

(Re) Matrícula e material escolar

Dificilmente conseguimos negociar a (re) matricula ou mensalidade das escolas – sempre vale a pena pedir desconto -, porém o material escolar pode ter grandes variações de preço.

Reaproveite os lápis, cadernos, mochilas e todos os objetos que puderem ser utilizados, mesmo que necessite de pequenos reparos. É mais barato consertar o zíper de uma mochila, do que comprar uma nova.

Fuja dos dias de pico. Compre antes, planeje-se. Importante lembrar que se deixar para comprar na véspera do início das aulas, os preços estarão mais caros, as lojas abarrotadas e com menos opções. Ou seja, terá um atendimento ruim, passará raiva e gastará mais.

Se conseguir recomeçar o ano com os itens do ano anterior, você ainda pode conseguir uma promoção de queima de estoque, quando as lojas estarão vendendo com desconto os produtos que não conseguiram vender até o início das aulas.

Pesquisa de preço! Crie grupo de whatsapp com outros pais, divulgue onde achou promoção, pesquise na internet, usando a tecnologia a seu favor e separe tempo para compra. Dificilmente você conseguirá tudo mais barato na mesma loja.

Estimule as crianças a cuidarem melhor do material escolar. Quem sabe isso possa gerar uma remuneração/prêmio por cada objeto que conseguir usar nos anos seguintes? Assim, você ensina a importância de consumo sustentável e ainda gera uma boa economia de dinheiro.

Vamos aos impostos?

IPTU – Imposto Predial Territorial Urbano, pago pelos proprietários de imóveis e terrenos, o valor da alíquota varia de acordo com a cidade, é um imposto cobrado pelas prefeituras, mas segue sempre a mesma lógica, uma taxa calculada em cima do valor venal do imóvel, ou seja, do seu valor de venda.

Algumas cidades já iniciam a cobrança em janeiro, por isso a necessidade de se planejar logo nos primeiros dias do ano. Aqui em Vitória, cidade de onde escrevo este artigo, a primeira cota vence em março. O valor do IPTU até pode ser dividido, mas se você se planejar, fica com 8% de desconto ao pagar a cota única além de não engessar seu orçamento por praticamente todo o ano de 2022.

IPVA – Imposto sobre Veículos Automotores. Cobrado pelos estados e também em cima do valor venal do bem. Esse ano cabe uma atenção maior a este imposto, pois os veículos tiveram forte valorização no último ano, indo contra o que seria o comportamento natural de desvalorização, ou seja, você provavelmente pagará mais no IPVA de 2022 do que pagou em 2021.

Usando o ES como referência, o IPVA pode ser pago em até 4 vezes com o vencimento da primeira parcela em abril. Uma pessoa planejada que pague a vista fica com 15% de desconto nesse imposto. Planejamento Financeiro gera dinheiro!

DPVAT – Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores Terrestres. Seguro obrigatório, mesmo que você tenha seguro particular (e é bom que tenha, leia aqui o artigo sobre seguros) pago junto ao IPVA.

Gastos elevados no natal e ano novo

Reconheça que gastou mais do que deveria. Não adianta esperar por milagres. Se houve desequilíbrio das finanças em um período, o próximo deve ser para reequilibrar as contas.

Leia também | Como se livrar das dívidas de uma vez por todas? Saiba agora.

Sempre pague a fatura do cartão de crédito completa. Lembre-se que ao não pagar a fatura cheia, você estará realizando uma espécie de empréstimo junto a instituição, porém o rotativo do cartão de crédito é a modalidade de crédito mais cara do país. Não use a “opção” do pagamento mínimo.

Olhe ao redor da sua casa. Com certeza tem algum brinquedo, roupas, móveis e utensílios domésticos que não usa mais. Aproveite essa época para vendê-los e fazer uma renda extra. Além disso, abre espaço para o novo.

Planos de telefonia, TV a cabo, seguros, assinaturas, planos de saúde, etc.

Gastos corriqueiros como os do título sempre são reajustados anualmente. Cuidado para não ser pego de surpresa, saiba o mês que esse gasto da sua casa aumentará, se antecipe, ligue, negocie, faça um orçamento com a concorrência. Não tenha receio de “parecer chato”. Chato é trabalhar tanto e jogar o dinheiro que poderia ser aproveitado com sua família pelo ralo com gastos inúteis.

Conselhos de classe

CRM, OAB, CORECON e tantos outros que temos que pagar anualmente devido as nossas profissões. Também são gastos que geralmente incidem no início do ano. A título de exemplo, escolhi o CRM (Conselho Regional de Medicina ES). O vencimento da anuidade é em março, porém se o pagamento for realizado até 31 de janeiro, obtém-se desconto de 5%. Mais uma vez mostrando a importância de você se planejar financeiramente.