Viagem & Estilo de Vida

Viagem & Estilo de Vida

Como comprar dólar mais barato? Conheça as melhores opções!

Por

Muitos viajantes se perguntam qual é a melhor forma de compra dólar de forma mais segura e barata? E a resposta a essa pergunta será mostrada no decorrer desse artigo.

Para quem vai fazer a primeira viagem internacional informações completas de custos, impostos e todos os detalhes para tomar a melhor decisão, é algo essencial para a compra de uma moeda estrangeira.

Afinal, uma viagem internacional é um investimento alto para perder tempo com estratégias erradas, e claro, evitar ao máximo perder dinheiro com métodos ineficazes. Acompanhe a seguir tudo que você precisa saber sobre como comprar dólar mais barato!

o que é cotação

Saber sobre a cotação do dólar é importante para quem vai viajar para o exterior e até mesmo para aqueles que estão planejando uma viagem internacional.

O aumento ou a diminuição do valor do dólar afeta nossa vida em vários momentos, inclusive nas compras feitas no país de destino. É uma realidade que quem sente a variação da moeda são aqueles que viajam com frequência para fora do país ou que vivem comprando produtos importados.

Mas para exemplificar sobre a diferença da cotação dólar e turismo fizemos um resumo abaixo sobre os dois.

Dólar comercial

O dólar comercial é usado em transações comerciais de importação e exportação. Isso significa que ele é uma cotação que serve exclusivamente para empresas que estão vendendo algum tipo de produto ou serviço.

Essa cotação também é usada como referência para investimentos fora do país. Logo, quando falamos deles ou de fundos cambiais, a cotação utilizada é a do dólar comercial. Como em todo investimento, há alguns riscos. Por isso, antes de tomar qualquer decisão, procure os especialistas da Valor Investimentos.

Dólar turismo

 Esse tipo de moeda é utilizado justamente por pessoas que buscam viajar. É importante ressaltar que o dólar não é o único na cotação de turismo e tudo vai depender do seu país de destino. Então, se você pretende viajar para o exterior e precisa trocar moedas, esse tipo de cotação é a que te interessa.

O valor do dólar turismo é maior que o do dólar comercial, pois ele é composto pelo lucro do agente de câmbio mais o acréscimo do IOF colocado pelo governo.

Saiba o melhor momento para comprar dólar para viajar

Vale destacar que o dólar turismo também é utilizado em outras situações, como em compras online feitas em sites estrangeiros. Isso porque nessa situação você está atuando de fato como um turista que solicita compras no país de origem do produto.

Como saber o valor do dólar quando eu for viajar?

Para acompanhar a cotação do dólar, vá até o site do Banco Central ou consulte em um site de câmbio. Na tela de início, as cotações de dólar turismo e comercial ficam em evidência. Para ter acesso à cotação de um período específico, acesse a aba “Cotações e Boletins” e escolha o período de sua preferência. Ficar atualizado sobre a cotação dessa moeda é importante para que você não seja pego de surpresa, principalmente em momentos de pré-viagem ou intercâmbios.

Como comprar dólar mais barato?

Sempre que você for efetuar a compra de dólar em uma casa câmbio ou banco é importante estar atento as taxas. O VET que é o Valor Efetivo Total que já inclui o spread, IOF e qualquer outro custo cobrado pela instituição.

Dito isso, vamos mostrar os custos das 4 melhores formas de compra dólar e suas taxas.

Cartão de crédito

Os Spreads cobrado no cartão de crédito variam de 4% a 7%, com uma média de 5,5% que é o mais aceitável para a maioria dos cartões. O IOF dos cartões é de 6.38%.

Agora, a cotação do dólar utilizada no cálculo do seu custo final não existe uma regra do Banco Central dos cartões terem que utilizar o dólar Comercial ou Turismo. Geralmente utilizam o dólar turismo que é o mais caro.

Cartões pré-pagos

Da mesma forma que os cartões de crédito os pré-pagos cobram de Spread uma média de 5,5%. O IOF é de 6.38% e a cotação do dólar é o turismo.

Assim sendo, a modalidade de compra no cartão, tanto crédito quanto pré-pago não muda em praticamente nada no quesito cobrança. Talvez, a única diferença entre eles seja a possibilidade de sacar o dinheiro em espécie em redes credenciadas fora do Brasil. Fique atento as taxas cobradas para esse serviço.

Dólar em espécie

Comprar o dólar em uma casa de câmbio ou banco, pode ser uma das formas mais baratas e explicamos o porquê.

É importante ressaltar, que  é interessante adquirir dólar em espécie em estabelecimentos onde existe concorrência, caso contrário, você pode pagar um spread alto. O aeroporto é um bom exemplo disso, lá existe as taxas mais alta do mercado.

No quesito taxas do Spread a compra de dólar em espécie está em 4,5%. No IOF você paga 1,1%, o melhor valor até o momento.

Contas em Bancos Digitais

Chegamos na forma mais barata de comprar dólar os bancos digitais. O Spread do banco digital varia de 1,3% a 2,5% muito mais baixo que qualquer outra opção, o IOF é de 1,1% e a cotação é baseada no dólar comercial.

Portanto, ter um conta em dólar em um banco digital é a forma mais econômica para comprar dólar quando estiver em viagem. E para usar o dinheiro da conta, utilize o cartão de débito disponibilizada pela instituição financeira. Também, caso precise sacar o dinheiro use um caixa eletrônico no país que estiver em viagem.

Quer aprender como você pode ganhar milhas usando o seu cartão de crédito? Leia o nosso artigo sobre as diferenças de milhas e pontos e qual o melhor metódo para economizar na sua próxima viagem.

 

Deixe um comentário