Investimentos

Viagem & Estilo de Vida

Confira 8 dicas de economia doméstica para toda família

Por

Não tem como pensar em construir um patrimônio sem desenvolver um método para controlar os gastos domésticos. É por meio desse tipo de economia que você compreende seus gastos e pode dar um passo importante para se organizar financeiramente.

Apesar de parecer simples, economizar pode ser complicado. Isso porque muitas pessoas não sabem por onde começar e nem como fazer isso sem causar uma grande mudança no seu estilo de vida. Mas fique tranquilo: é possível inserir mudanças sem alterar sua rotina.

Quando aplicamos alguns passos de economia doméstica e os tornamos parte da nossa rotina, começamos a perceber a diferença que faz no final de cada mês. Com o tempo, você sentirá no bolso e verá que o mês já não fechará mais no vermelho.

Pensando nisso, preparamos um artigo com 8 dicas de economia doméstica que você pode aplicar no seu dia a dia e que vão te trazer resultados positivos. Vamos nessa?

Confira as 8 dicas de economia doméstica

Faça um planejamento financeiro

Ao falarmos de planejamento financeiro é importante ter em mente que o controle do seu dinheiro e tudo que envolve suas finanças são prioridade. Ter esse tipo de organização ajuda a saber com clareza o que você faz com o seu dinheiro e onde pode começar a diminuir nos gastos.

Ter mais controle e consciência financeira é essencial, porque assim você consegue fazer planos futuros de forma segura, além de se preparar para qualquer tipo de imprevisto. Por isso, primeiro entenda o seu perfil e onde você gasta mais do que deveria. Depois, crie uma estratégia para poupar pelo menos um pouco de dinheiro por mês e crie uma reserva de emergência.

Organize gastos em uma planilha

Outra dica importante é criar uma planilha de gastos. De preferência uma que dê para anotar os gastos diários. Assim, ao final de cada mês você saberá no que tem gastado seu dinheiro e quais são os gastos supérfluos que podem ser cortados para os meses seguintes.

Poucos percebem, mas o grande responsável pelo endividamento da população é o gasto desnecessário com coisas que, teoricamente, a pessoa não precisa.

Mude hábitos para economizar água e energia

Economizar nessas duas frentes não é importante apenas para o meio ambiente, mas também para o seu bolso. Para isso, é importante mudar alguns hábitos na sua rotina como tomar banhos de até 5 minutos, escovar os dentes com a torneira fechada e reutilizar a água da máquina de lavar que seria descartada para lavar quintal e calçadas. Outro ponto importante é ficar atento a goteiras em canos e torneiras que não foram fechadas corretamente.

Saiba como economizar no gás de cozinha

Economizar no gás de cozinha também é uma alternativa para diminuir os gastos e guardar um dinheirinho todo fim de mês. Mas a grande dificuldade de muitos é encontrar uma forma de fazer isso, já que hábitos do cotidiano tendem a não ser analisados com cautela.

Por isso, separamos algumas dicas para que você se atente a essa questão e passe a ter maior controle sobre o uso do gás de cozinha:

  • Evite abrir o forno enquanto prepara algum alimento;
  • Mantenha as bocas do fogão limpas. Quando as chamas ficam amareladas ou alaranjadas, é porque estão em contato com sujeira. Isso faz com que o fogo perca a potência e precise de mais gás para preparar o alimento;
  • Use a panela de pressão quando possível, uma vez que ela tende a cozinhar os alimentos de forma mais rápida;
  • Evite as correntes de ar, pois o vento diminui a potência do fogo;
  • Tampe as panelas para que os alimentos possam cozer mais rapidamente;
  • Corte os alimentos em pedaços menores.

Faça uma lista de itens de supermercado

Se você é daqueles que vão ao supermercado sem uma listinha, saiba que provavelmente é por isso que você tem gastado mais do que deveria nesse local. Quando vamos às compras sem ter elencado o que realmente precisamos, acabamos levando mais coisas do que gostaríamos.

Isso porque o supermercado é organizado de forma que tudo chame a atenção. E, se você não sabe o que quer, com certeza tudo vai te interessar.

Por isso, antes de sair de casa, olhe a despensa e certifique-se do que realmente precisa. Anote tudo em um papel e saia preparado para comprar somente aquilo que precisa.

Use cupons de descontos

Economizar nas compras do mês é sempre um bom negócio. Por isso, sempre que puder, use cupons ou os aplicativos de descontos das redes de supermercado.

Esse método ajuda tanto nos descontos quanto a acumular pontos, que depois, você conseguirá utilizar para ter o abatimento no valor de suas compras. O importante é você tentar adquirir algum desconto. Também, analise as formas de pagamento e veja se não sairia mais barato pagar à vista.

Faça menos pedidos de delivery

Se você abrir a fatura do cartão de crédito agora, aposto que um dos gastos do mês é a compra de alimentos por delivery.

A realidade é que esse tipo de serviço trouxe muita praticidade para o nosso dia a dia, mas acabamos nos apegando demais a ele e deixamos de fazer coisas que antes eram nossa realidade. Nesse contexto, a praticidade pode custar mais do que gostaríamos. Por isso, separamos algumas práticas que você pode adotar para diminuir os pedidos:

  • Anote todos os seus gastos com delivery. Quando fazemos isso, começamos a ter a real noção do quanto gastamos com esse tipo de atividade;
  • Planeje quando usar apps de delivery. Reserve dias específicos que não passem de 4 vezes por mês. Assim você saberá quanto gasta por mês com pedidos de alimentos;
  • Passe a preparar sua própria alimentação. Além de ser mais barato, é bem mais nutritivo e seguro;
  • Quando for pedir um delivery, busque promoções.

Venda produtos que você não usa mais

Você é daqueles que não conseguem desapegar de coisas que não utiliza mais? Esse é o momento perfeito para começar a se desfazer delas. Isso porque elas podem ajudar com um dinheirinho a mais para pagar suas despesas mensais e organizar sua vida financeira. Procure sites de vendas online ou pessoas que estejam procurando o que você tem.

Conclusão

Cuidar das suas economias é um passo importante para que você conquiste seus sonhos. Por isso, controlar seus gastos é fundamental para que você consiga guardar dinheiro e comece a se planejar para novas conquistas.

Não deixe de preparar uma planilha de controle de finanças e cortar gastos desnecessários. Com pequenas mudanças nos seus hábitos de consumo, grandes transformações financeiras podem ser realizadas. Para ter acesso a mais conteúdos sobre finanças pessoais, assine nossa newsletter.

Deixe um comentário