Investimentos

Investimentos

Contrato Futuro do Café Arábica. O que é e como funciona?

Por

A bolsa de valores brasileira (BM&FBOVESPA) desde 2008 intermedia as operações de compra e venda de contrato futuro.

Portanto, nesses mercados futuros são realizadas operações formais de compra e venda de ativos ou commodity mediante especificações como: lote, quantidade, data de compra e venda, moeda e forma de cotação e o preço futuro pré-estabelecido.

Mas para entender melhor como você pode investir em um contrato futuro de café. Preparamos um guia completo logo abaixo.

O que é contrato futuro?

Os contratos futuros foram criados antes da existência de negociações de ações, ainda no século XII, como uma necessidade da administração de risco, principalmente no setor agrícola.

Um produtor agrícola fica exposto ao risco de variação do preço do seu produto até a colheita, isso porque os preços de produtos agrícolas variam em função de efeitos que podem prejudicar ou favorecer a colheita, incluindo a própria sazonalidade dos períodos de safra e entressafra. Tal variação pode ser significativamente grande a ponto de dar lucros absurdos ou enormes prejuízos para o produtor.

Portanto, um contrato futuro é um compromisso assumido entre duas partes, contrato de compra ou venda de determinado ativo numa data determinada a um determinado preço. Os contratos futuros são um importante instrumento financeiro, uma vez que permite sejam negociados hoje, direitos futuros em condições de incerteza.

As vendas de um produtor rural de café não acontecem de forma rápida, leva-se tempo para dar resultado. Portanto, ele pode desejar se proteger das variações de preço vendendo sua produção antes da colheita efetiva. Aí surge a necessidade do contrato futuro: para proteger o preço de venda da colheita de forma que se possa saber o lucro hoje, o produtor faz um contrato com um comprador para entrega e pagamento no futuro, de um preço acordado hoje.

Outra característica do contrato pode ter uma estratégia similar, pois sabe que vai precisar comprar produtos agrícolas no futuro e para se proteger de variações até a data da compra, faz um contrato para comprar a produção futura de um produtor agrícola.

Mas os contratos futuros não são apenas de produtos agrícolas, existem outros, como contratos futuros de ações e outros ativos financeiros, como moedas e taxas de juros, para investidores que desejam reservar preços hoje para operar no futuro para ações, moedas e taxas de juros, respectivamente.

Quais os cuidados ao investir no café?

O café é o segundo ativo mais volátil do mundo, perde apenas para o petróleo, ou seja, para quem vai especular esse tipo de investimento precisa de muita disciplina, caso contrário se a tomada de decisão não for ágil, o prejuízo pode ser grande.

Como funciona os contratos futuros do café?

O código do café na bolsa de valores é o ICF. O contrato futuro negociado na B3 é do café arábica e em dólar, cada negociação equivale a 100 sacas de 60 kg. Esse é o tamanho do contrato.

Outro dado importante é o vencimento que ocorre em: nos meses de março (H), maio (K), julho (N), setembro (U) e dezembro (Z)., ou seja, nesses meses ocorre aviso de entrega física do café, ou seja, se você estiver comprado corre o risco de receber café e se está vendido terá que entregar café. Portanto, para que isso não ocorra 30 dias antes do vencimento do contrato é necessário zerar sua posição no ICF e ir para o próximo vencimento.

ABRA SUA CONTA NA VALOR INVESTIMENTOS

Como fazer o Imposto de Renda (IR) em operações com Café Arábica Futuro ?

A incidência de cobrança de imposto de renda ocorre sobre todo o ganho líquido na negociação ou liquidação de um contrato futuro de café arábica, sendo a alíquota base de imposto de renda de 15%.

Então, o imposto de renda em operações no mercado futuro é apurado sobre o resultado positivo da soma dos ajustes diários observados na data de abertura do contrato e a data do encerramento da operação.

Agora se sua intenção é realizar day trade no mercado de café arábica futuro a incidência do IR é de 20% sobre os ganhos auferidos, lembrando que a apuração é realizada ao longo da vigência do contrato e não mensalmente e a responsabilidade dessa apuração e de pagamento do imposto de renda é do investidor contribuinte, com prazo de quitação até o último dia útil do mês subsequente ao mês de apuração.

Como começar a negociar Café Arábica Futuro na Bolsa de Valores?

É comum, os investimentos em Café Arábica Futuro serem realizados por telefone, na Mesa de Operações das corretoras de valores mobiliários. Algumas corretoras disponibilizam plataformas eletrônicas de negociação (Home Broker) integradas à plataforma WebTrading da BM&FBovespa, permitindo que o investidor negocie contratos futuros de Café Arábica diretamente de seu computador, tablet ou telefone celular.

Assim sendo, você pode abrir sua conta na XP Investimentos o processo é bem simples, iniciando pela abertura de conta na XP. O procedimento de cadastro é muito simples. Depois basta depositar a margem de garantia. Lembrando que, além de dinheiro, são aceitos como margem, ações, títulos públicos, ouro, CDB etc.

Com conta aberta e margem, basta operar. Você pode abrir diretamente no seu Home Broker o book de qualquer contrato futuro e entrar na compra ou venda. Essa é mais uma das vantagens do mercado de futuros. Se você acha que a tendência do preço é de subida, compre; se você acha que é de baixa, venda. Você pode ganhar tanto com a alta como com a queda dos preços.

Por fim, para ter uma assessoria especializada para investir em contrato futuro de café arábica você pode contar com a Valor Investimentos, temos especialistas em renda variável que vão te ajudar no que precisar sobre seus aportes em commodities agrícolas.

ABRA SUA CONTA NA VALOR INVESTIMENTOS

Deixe um comentário