Investimentos

E-books e Planilhas

Mude sua vida financeira com essa planilha para controle de gastos!

Por

Quando pensamos em mudar nosso controle financeiro para começar a economizar, a primeira coisa que vem à cabeça é montar uma planilha para controle de gastos. Mas no meio da educação financeira isso sempre causa controvérsia. Afinal, vale a pena mesmo montar esses tipos de planilha ou no final das contas não muda muita coisa?

A ideia de criar uma planilha de receitas e despesas é ter uma dimensão do quanto é gasto por mês e, com base nisso, conseguir desenvolver métodos de organização e controle financeiro para ter um uso mais inteligente do seu dinheiro.

É comum que, quando não temos controle dos nossos gastos, fiquemos com aquela sensação chata de que o nosso dinheiro não supre por completo nossas necessidades. Mas isso é devido à falta de organização. Sem o controle dos gastos, não sabemos onde o dinheiro está indo e acabamos não sentindo o que conquistamos com ele.

Com esse artigo queremos te ajudar a controlar seus gastos para que você consiga analisar de ponta a ponta, onde seu dinheiro está sendo gasto, e assim, consiga tomar melhores decisões em seus investimentos.

A importância do planejamento financeiro

O planejamento financeiro é essencial para que uma pessoa consiga tomar decisões estratégicas para atingir os seus objetivos de curto, médio e longo prazo. É por meio dele que você consegue entender a sua situação atual, assim como quais mudanças devem ser adotadas para alcançar as metas que deseja.

Viagens, aumento de patrimônio, conquistas pessoais importantes como comprar um imóvel ou um automóvel. Isso tudo só é possível se você se planejar. Não tem como conquistar grandes sonhos sem entender como funciona a sua casa financeiramente. E isso envolve não só você, mas todos os que convivem e participam ativamente da sua vida.

Quando a gente se planeja, conseguimos entender o que podemos fazer com o que temos atualmente e o que precisamos fazer para que alcancemos metas que pareçam mais distantes. Dessa forma não existe surpresas como: “o mês mal começou e meu salário já acabou”. Por isso, uma coisa é certa: planeje-se! E de preferência com uma planilha de controle de gastos.

3 principais tipos de planilha de controle de gastos para manter a saúde financeira

Com alguns modelos de planilha, você consegue se organizar e ter um maior controle sobre os gastos mensais. Isso porque elas são intuitivas e podem ser bem visuais, facilitando sua compreensão. Para te ajudar a montar sua própria planilha de controle de gastos, separamos os três principais tipos para manter ou conquistar sua saúde financeira. Confira:

Planilha para controle de gastos pessoais diários

Provavelmente você já deve ter passado pela seguinte situação: pegar a fatura do cartão de crédito e não entender de onde aqueles pequenos gastos que acabaram se tornando um valor considerável vieram.

Também, tentar lembrar de onde veio aquela compra debitada na sua conta que você não fazia ideia que tinha feito? Pois é, isso é muito comum de acontecer quando não anotamos nossos gastos diários.

Saiba como organizar suas finanças pessoais durante uma crise

Para que isso não aconteça, é fundamental criar uma planilha de gastos diários. Nela você anotará informações básicas como os gastos que você realizou de segunda a domingo. No final de cada semana, faça uma soma geral. Assim, além de saber quanto gastou por dia, terá como calcular o gasto médio por semana e por mês.

BAIXE AGORA A PLANILHA COMPLETA PARA CÁLCULO DE GASTOS FINANCEIROS E DE APOSENTADORIA!

Planilha de planejamento financeiro familiar

Esse tipo de planilha é recomendado para quem mora com outros membros da família (esposa, esposo, filhos, mãe etc.). Por esse motivo, é imprescindível que nela conte os gastos de todas as pessoas que moram na mesma residência que você.

Quando for realizar a montagem da tabela, lembre-se de separá-la por membro familiar, assim você terá o controle exato de como cada um está gastando o dinheiro e com o quê. Desse modo, cortar os gastos fica mais fácil.

Veja lições fundamentais que você deve ensinar aos seus filhos sobre educação financeira

Mas vale lembrar que esse tipo de controle é bem mais difícil e complexo do que o individual, uma vez que não depende exclusivamente de você para que as finanças se acertem.

Planilha de despesas e receitas

A planilha de despesas e receitas é a mais tradicional e utilizada entre as citadas. Isso porque ela contribui diretamente para o controle de gastos utilizando seus ganhos diante de suas despesas.

Com ela você consegue realizar cálculos complexos sobre a entrada e saída de dinheiro, tudo de forma automática conforme a adição de novos dados.

Imagina só ter suas contas na palma da mão? Com um leitor de planilha no smartphone ou tablet você consegue acessá-la de onde estiver e assim acompanhar suas finanças da melhor forma.

Conclusão

Se educar financeiramente é fundamental para manter as contas equilibradas e fechar o mês no azul. Esse é o passo mais importante para alcançar o que tanto desejamos: a independência financeira.

A melhor forma de conquistar a saúde financeira é com a criação de uma planilha para controle de gastos ou por meio de aplicativos de controle financeiro. O ideal é que você análise qual dos tipos de tabela se encaixa na sua atual necessidade. Assim, você terá resultados mais assertivos. Aqui no blog você encontra diversos artigos que abordam educação financeira e o melhor controle do seu dinheiro.

Deixe um comentário