Investimentos

Investimentos

Cálculo de juros compostos: como é feito?

Por

Apesar da palavra juros causar um desconforto na maioria dos brasileiros, mostramos neste artigo que eles podem ser usados a favor da sua saúde financeira. Agora que você já sabe o que são os juros compostos, é necessário entender como calcular e quais os melhores investimentos que usam esse tipo de juros. Continue lendo.

 Como funcionam os juros compostos?

Também conhecidos como “juros sobre juros”, os juros compostos têm um grande poder de aumentar o valor de algum capital. Em comparação com os juros simples, eles acabam resultando em um valor final muito maior a longo prazo. Exemplo: em janeiro, uma pessoa que devia R$ 100 ao banco e dividiu o pagamento dessa dívida com juros compostos de 14% ao mês, no final do ano terá de pagar um total de R$ 481,80 (quase cinco vezes o valor inicial)!

Por isso, os juros compostos são grandes aliados dos investidores. Emprestar dinheiro a uma instituição financeira é uma maneira simplificada de entender o que é um investimento. Da mesma forma que o banco ganhou mais dinheiro no final das contas no exemplo acima, você terá um retorno financeiro maior com investimentos que usem juros compostos.

Qual a relação entre inflação e juros?

Antes de entender a relação entre inflação e juros, precisamos entender o que é inflação. Trata-se de um resultado daquela famosa lei da oferta e da procura. Há muitos elementos que influenciam a inflação, como o preço de matérias-primas, o preço de commodities e a produção interna de mercadorias.

Para segurar a inflação e evitar que os preços subam ainda mais, o Banco Central aumenta a taxa básica de juros da economia brasileira, também conhecida como taxa Selic. Ela é a referência para as demais taxas de juros cobradas por instituições financeiras, como a que o banco cobra quando você usa o crédito ou o cheque especial. Nos investimentos, a inflação também tem seu impacto, pois ela reduz a remuneração de aplicações financeiras. Isso porque, caso a inflação suba, os preços também tendem a subir e o custo de vida a aumentar, fazendo com que o poder de compra do dinheiro diminua.

Como fazer o cálculo?

Os juros compostos são calculados pela seguinte fórmula: M = C (1+i)t,

Nela, cada letra corresponde a:

  • M = montante final (resultado)
  • C = capital aplicado
  • i = taxa de juros
  • t = tempo de aplicação do capital

Banner- ebooks

Existem diferenças entre os juros simples e os compostos?

A principal diferença é que os juros simples são calculados somente sobre o valor total, enquanto os compostos são calculados sobre esse valor total e os juros simples. Na prática, vemos juros compostos mais aplicados em investimentos a longo prazo, enquanto os simples são mais comuns em operações como empréstimos.

Quais os melhores investimentos com juros compostos?

Justamente por renderem em cima da taxa de juros simples, os juros compostos são excelentes como forma de remuneração em aplicações financeiras. Hoje, temos diversas opções, confira abaixo as que têm melhor rendimento.

Tesouro Direto

Os títulos do Tesouro Direto são boas alternativas para quem quer ter um risco muito baixo. De uma forma simplificada, é como se você emprestasse seu dinheiro para o governo em troca de uma aplicação que está atrelada à taxa Selic (que falamos anteriormente) ou ao IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), por exemplo.

Além disso, como são diversos títulos, você pode pesquisar bem e encontrar um título público que se adéque às suas expectativas, com uma data de vencimento que esteja conforme ao seu planejamento.

CDB

Diferentemente do Tesouro Direto, o CDB (Certificado de Depósito Bancário) é emitido por bancos, que usam esse dinheiro para realizar empréstimos a outros clientes. É importante lembrar que esse tipo de título é protegido pelo Fundo Garantidor de Créditos (FGC) e, portanto, pode ressarcir quem investe até determinado valor em caso de falência e outros problemas específicos com a instituição emissora.

A vantagem deles em relação aos títulos emitidos pelo governo é que, por serem mais arriscados, também possuem, na média, um rendimento financeiro mais elevado. Afinal de contas, conforme a máxima do mercado, quanto maior o risco, maiores os retornos.

LCI e LCA

Outro investimento selecionado entre os melhores que usam juros compostos são as LCIs e LCAs. As siglas significam Letras de Crédito Imobiliário e Letras de Crédito do Agronegócio, respectivamente. Esses títulos foram criados para fomentar as atividades de determinados setores. Funcionam da seguinte maneira: os investidores emprestam recursos para instituições financeiras, que por sua vez repassam o crédito para empresas do ramo imobiliário e do agronegócio.

Assim como os CDBs, esses títulos são mais arriscados e por isso costumam oferecer taxas de rendimento mais altas. Porém, ao contrário dos Certificados de Depósito Bancário, não existe cobrança de imposto nos LCIs e LCAs, o que os torna uma ótima opção.

  Conclusão

Agora que você já entendeu que os juros compostos apresentam grandes oportunidades nos investimentos e sabe quais são os melhores títulos que funcionam sob essa lógica, que tal investir com a ajuda  da Valor Investimentos para aplicar o seu dinheiro? Aproveite também para conferir outras dicas financeiras aqui na Vai Investir.

 

Deixe um comentário