Análise e Opinião

Análise e Opinião

INSS: Isso não é o suficiente! Como não depender só do básico e construir uma renda passiva de respeito

Por
Gustavo Mendonça

usiness analyzing investment charts with calculato 2022 10 03 22 00 16 utc scaled

Ei, pessoal! Bem-vindos a um papo sério sobre grana. Vamos encarar a realidade: depender apenas do INSS não vai garantir a vida dos sonhos. Vamos explorar alguns passos práticos para garantir que o futuro seja mais que um orçamento apertado.

Antes de mergulharmos nos detalhes, vamos falar sério sobre a importância de poupar recursos financeiros ao longo da vida. Imaginem o patrimônio como um alicerce sólido para o seu futuro. Ele não apenas oferece uma rede de segurança financeira, mas também cria oportunidades para realizar sonhos, lidar com imprevistos e, claro, aproveitar a vida ao máximo, vamos entender os principais passos para poupar? E no final deste artigo você conseguirá realizar o download de uma planilha que ajudará nos seus próximos passos.

1. Definindo Metas Financeiras:
Vamos começar sonhando grande. O que você quer da vida? Aposentadoria tranquila? Estudo dos filhos? Defina essas metas e coloque-as num papel. Aonde queremos chegar?

Por que isso importa?
Traçar um objetivo baseado em algo real ajuda muito a enxergar o hábito de poupar como um benefício. É como ter um mapa para o tesouro financeiro, garantindo que você esteja sempre avançando em direção aos seus sonhos.

2. Orçamento e Controle de Despesas:
Dói, eu sei, mas vamos falar sobre orçamento. Crie um, mas sem enlouquecer. Identifique gastos supérfluos e dê um “tchau”. Quanto mais sobra no fim do mês, melhor.

Por que isso importa?
Cada centavo economizado é um tijolo no seu castelo financeiro. Controlar os gastos não é privação; é criar espaço para o crescimento do seu patrimônio.

3. Conhecendo os Riscos e Retornos:
Investir não é só para os ricos! Entenda que todo investimento tem um risco. Conheça seu limite e equilibre entre a emoção e a razão. Diversifique para não colocar todos os ovos na mesma cesta, estamos aqui para isso, entender seu perfil é crucial para essa jornada.

Por que isso importa?
Compreender os riscos e retornos é como escolher as ferramentas certas para construir seu patrimônio. Diversificação é a chave para um futuro financeiro estável.

4. Investimentos de Longo Prazo:
Não é mágica, é tempo. Invista com visão de futuro. Pense a longo prazo e aproveite os juros compostos. A paciência é sua melhor amiga aqui.

Por que isso importa?
Investir a longo prazo é como plantar uma árvore. Os frutos podem demorar, mas quando chegam, são abundantes. Seu patrimônio cresce enquanto você vive a vida.

Então, está na hora de sair do automático. Com paciência, disciplina e um acompanhamento de um especialista, podemos construir uma máquina de renda passiva. Lembre-se, não há uma fórmula única. Adapte conforme sua vida evolui.

Na Imagem abaixo temos uma simulação bem genérica da importância do hábito de poupar + a ação do tempo, vejamos alguns dados.

  • Idade atual: 30 anos
  • Idade que pretende se aposentar: 65 anos
  • Quanto você tem hoje? 100.000,00 reais
  • Qual a renda passiva você deseja ter? 15.000,00 reais

1

Percebemos que é necessário um aporte de aproximadamente 1600 reais por mês para atingirmos o patamar que desejamos, considerando juros de 10% a.a. e inflação de 4% a.a.

Para realizar o seu estudo, preencha o formulário: https://forms.gle/Lw4pxqoEbd4aNyWM9

 

Deixe um comentário