Análise e Opinião

Análise e Opinião

Já investiu na carreira? Que tal investir melhor seu dinheiro agora?

Por
Leonardo Pastore

Você já parou para pensar quantos anos investiu na sua formação técnica e quantas horas se preparou para se tornar o profissional que é? É ótimo saber que seus planos deram certo, que hoje você domina seu ofício. Você ganha sua vida e seu dinheiro da melhor forma: exercendo sua profissão, com seu merecido destaque. Bingo!

Mas, cá pra nós. Investe-se muito na educação técnica e profissionalizante, mas muito pouco, na verdade quase nada, na própria educação financeira. Acontece com você e com quase todo mundo. Pode confessar, pois não é exclusividade sua. É o retrato de nossa geração de bons profissionais. Médicos, engenheiros, advogados, altos executivos e muitos outros que aprenderam uma profissão de relevo e ganham dinheiro com seu trabalho, mas não sabem fazer o próprio dinheiro trabalhar para eles.

Numa ida rápida ao banco ou numa busca na internet sobre como investir, talvez encontremos um dos principais motivos dessa cultura. Logo se esbarra na consagrada sopa de letrinhas que mais confunde do que explica: CDI, CDB, CRA, CRI, LC, LCA, LCI, IPCA+, SELIC, FIIs, PGBL, IBOV e por aí vai. É mais fácil deixar o assunto para depois, afinal, como bons profissionais em suas áreas, “não têm tempo para isso” e continuam com o saldo “investido”, no máximo, na conhecida poupança, que ainda por cima tem o diferencial de ser “isenta de imposto de renda”.

Pois bem. Podemos (e devemos) ir além dessa clássica receita para rentabilidade negativa e perda de patrimônio a longo prazo. Livros de educação financeira apresentam do básico ao mais complexo do universo dos investimentos, de modo a permitir ao profissional consolidado em sua área elevar gradativamente seu nível de conhecimento de finanças pessoais.

Você sabe que investir na sua educação sempre foi o melhor investimento, mas você também precisa investir na própria educação financeira. É mais fácil do que se pensa e seu resultado é melhor do que se imagina. Sua realização pessoal será maior e seus lucros também.

Este artigo tem como objetivo democratizar o acesso à educação financeira via Leonardo Pastore, Assessor de Investimentos da Valor Investimentos.

Deixe um comentário