Análise e Opinião

Análise e Opinião

Juros caindo… como fica seus investimentos para 2024? Já se planejou? O que esperar?

Por
Wesley Feitosa

1691332960155

O mercado financeiro é bem dinâmico. Mudanças são constantes e no atual momento a nossa taxa básica da economia a Selic está em queda livre ( 4º queda consecutiva ) e seus investimentos ficarão na mesma, no CDI?

Quando uma tempestade se aproxima, o capitão de uma embarcação precisa mudar a rota e com os investimentos é a mesma coisa. Precisamos avaliar vários fatores do mercado interno e externo para tomar uma decisão onde aplicar seu dinheiro.

Quem falha em planejar, planeja falhar!

No cenário atual de queda de juros, nossa Bolsa de Valores tende a ir melhor e as empresas conseguem negociar e obter até empréstimos com a taxa de juros mais acessíveis e isso beneficia o nosso PIB (produto interno bruto) e consequentemente o crescimento do país… mas como fica seus investimentos? Temos oportunidades!

Defina um horizonte, saiba os riscos envolvidos e saiba que não se coloca todos os ovos na mesma cesta (já diz esse velho e conhecido dizer popular).

Diversifique pois é assim que se equilibra uma carteira e busque a ajuda de quem tem noral e experiencia no mercado para lhe auxiliar na sua tomada de decisão.

Mas lembre-se: sempre essa tomada de decisão (onde aplicar) tem que se basear no seu perfil de investidor (a) dessa forma, seu recurso respeitará sua tolerância a risco dentro do seu perfil. Só é bom para a instituição se for bom para o investidor em primeiro lugar! Isso tem que ser inegociável!

Assim sendo, o planejamento para aportes recorrentes e dar tempo para ter retorno são ingredientes fundamentais para o crescimento desse “bolo” que é sua carteira de investimentos e temos ótimas opções que geram renda passiva para o investidor que são aplicações em fundos imobiliários e carteira de dividendos para quem tem apetite e tolera por essa “pimentinha” visando ter um upgrade no resultado final.

Em resumo, DIVERSIFIQUE dessa forma quando não se ganha de um lado, se ganha de outro. Sem concentração e um ativo (o que seria bem arriscado). Mas o risco quando bem administrado é algo bom. Está disposto a ganhar mais? Precisará arriscar mais! E com o devido acompanhamento e gestão ativa a tendência e ter consistência e equilíbrio nos seus investimentos e todos os cenários econômicos.

Já começou a investir em 2024? Não? Já? Comece ou reveja sua carteira! Nada é tão bom que não possa melhorar e em qualquer cenário temos oportunidades de mudanças e de melhorias!

Apenas defina quando mudar ou começar, essa ação é fundamental para o sucesso da sua vida financeira.

 

Deixe um comentário