Análise e Opinião

Análise e Opinião

O que é um Multi Family Office?

Por
Luciano Gois

A gestão patrimonial é um assunto abrangente e pode ser muito complexo, a falta de acompanhamento e conhecimento de um profissional, podem trazer grandes prejuízos, baixa rentabilidade, impostos sendo pagos de forma indevida entre outros riscos.

O acompanhamento de um consultor com uma ótica profissional traz segurança e solidez na gestão patrimonial, o trabalho de um family office ou escritório da família (tradução livre) pode entender na íntegra a necessidade do cliente isentando conflitos de interesses, buscando compromisso fiduciário pautado no gerenciamento financeiro sólido e eficiente.

Em países com economias desenvolvidas o acompanhamento de escritórios de consultoria financeira é bem mais difundido, no Brasil esta atividade ainda é bem restrita. A Resolução 19 da CVM (Comissão de Valores Mobiliários) regulamenta e exige transparência na atividade dos consultores de investimentos, proporcionando maior regulamentação ao mercado de Multi Family Office (MFO). Essa normativa permitiu que o mercado brasileiro pudesse crescer de forma sustentável e sólida, alinhando as atividades dos escritórios de consultoria financeira juntamente com os objetivos dos clientes.

Este tipo de gestão teve início com algumas famílias no século VI que administradores eram responsáveis por representar as famílias e a gestão dos bens, já em outro momento da história, famílias montaram seus próprios escritórios, Rockefeller, John Pierpont (J.P.) Morgan, os Kennedy e os Du Pont, iniciando o mercado de Family Offices, uma estrutura que se tornou mais difundida em meados dos anos 80, com o aumento da demanda surgiram a estrutura de Multi Family Offices.

No Brasil a atividade teve início aproximadamente a partir dos anos 2010 e 91% dos Family Offices tem alcançado evolução patrimonial acima da inflação.

Imagem1 2

Multi Family Office ou Single Family Office?

Isso vai depender da complexidade e volume patrimonial, um single family office (SFO) é dedicado a apenas uma família, já o Multi Family Office atua com várias, proporcionando acessibilidade a quem deseja ter acesso ao serviço com o patrimônio mais enxuto. Ambos os modelos permitem acesso a investimentos mais sofisticados e personalizados que fazem total diferença no acompanhamento a longo prazo.

Meu gerente de corretora ou banco cuida do meu patrimônio

Um MFO é uma companhia que tem maior autonomia ao atuar na consultoria patrimonial, podendo gerir patrimônios custodiados em retail banks e corretoras, proporcionando uma visão ampla independente de onde está o recurso. Com a evolução tecnológica do sistema financeiro global, a consultoria patrimonial pode ser feita de forma centralizada no escritório de consultoria com o auxílio da tecnologia, utilizando softwares de gestão de carteiras. Este tipo de gerenciamento permite maior acesso a produtos no mercado de capitais, pois evita a restrição a serviços e ativos impostas pelas instituições financeiras.

Podemos comparar a consultoria financeira como um personal trainer, pois independente de qual academia o personal acompanhará o aluno, da mesma maneira, o consultor poderá realizar a gestão independente em qual instituição financeira o patrimônio está custodiado.

Gestão discricionária e semi discricionária

A atuação discricionária desenvolve as estratégias das ações em conjunto com as famílias e executa as ordens de aplicações nos ativos financeiros, muitas vezes substituindo o papel de assessores, operações de mesa e gerentes de bancos. Podem também utilizar de um trabalho semi-discricionário onde as ordens são executadas a partir de um aceite ou autorização formal.

Os consultores que atuam com gestão não discricionária  a mesma definição de investimento é realizada, entretanto a execução das ordens é direcionada para os bancos, corretoras, mesa de operações independentes, o acompanhamento posterior fica a encargo do MFO.

Em alguns casos os dois modelos podem ser utilizados em um único patrimônio, isso ocorre muito quando o patrimônio está aplicado em diversas instituições financeiras, o melhor modelo será escolhido no momento de sondagem que antecede o início da consultoria.

No banco ou corretora eu não pago nada.

Existem dois modelos de remuneração frente a serviços financeiros, um deles com patrimônio. São dois termos utilizados no mercado financeiro:

Fee based, neste modelo, um valor pré-determinado é cobrado, e não tem relação com o produto financeiro individualmente e sim com todo serviço prestado, como exemplo a atuação de um contador ou a mensalidade de uma academia. Trata-se do modelo utilizado pelos Multi Family Offices.

Commission based, trata-se da cobrança com base no produto aplicado, uma referência é a comissão sobre serviços, como corretores de imóveis ou sobre o atendimento de um garçom, esse modelo é muito praticado por bancos, assessores e corretoras.

No mercado Brasileiro o commission based é modelo que ainda é mais utilizado, a grande maioria dos investidores dificilmente sabem a taxa que irão desembolsar ao realizar investimentos, principalmente aplicações de renda fixa e a taxa de rebate de fundos, pois o custo é intrínseco e varia conforme emissor, rating, administrador do fundo, prazo entre outros fatores.

banner abra sua conta

Conflitos de interesses

Quando a família faz a opção de contratar a consultoria de family office, os custos para gerenciamento de investimentos são mais transparentes, o cliente sabe realmente quanto está pagando pelo serviço. Isso evita estratégias de investimentos tendenciosas e produtos de baixa rentabilidade não aderentes aos objetivos do investidor, possam gerar comissões mais vantajosas para o operador.

Amplitude de serviços

Em um MFO a visão sobre o patrimônio vai além de produtos de investimentos, pois quando se fala em finanças outros assuntos vêm à tona, o legado do investidor é único, acumulado ao longo da vida, existem maneiras de proteger o patrimônio não somente olhando para cenários econômicos ou crises financeiras.

Situações atípicas como prejuízos profissionais, acidentes, processos judiciais, perda do poder cognitivo, aposentadoria entre outros imprevistos, podem ocasionar necessidades de utilização de grandes volumes financeiros, uma das ações de uma consultoria patrimonial é blindar o patrimônio como ocorrências não previstas que podem comprometer o legado do investidor. Um levantamento amplo do estilo de vida da família pode apresentar soluções estratégicas, oferecendo segurança e uma proteção extensiva ao mercado de capitais.

Um planejamento de uma viagem também faz parte de uma gestão patrimonial, uma negociação cambial eficiente pode reduzir muito os custos de uma viagem internacional. O planejamento para acumular o valor necessário para custeio das férias evita com que parte do patrimônio seja consumido. Proporciona maior tranquilidade nos momentos de lazer, entretenimento e descanso.

Planejamento sucessório

Cuidar do patrimônio requer planejamento, o auxílio de um profissional é indispensável na gestão de fortunas. A sucessão dos investimentos nem sempre é assunto discutido em família, mas um Multi Family Office tem o papel de abordar o assunto, trazendo leveza, discrição e avaliação de caminhos a serem seguidos. Os custos com inventário e ITCMD (Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação) podem onerar muito o patrimônio gerando conflito entre herdeiros, planejar a sucessão patrimonial em vida é algo mais simples com custos mais reduzidos. A atuação de um MFO cuida de investimentos líquidos e ilíquidos, o estudo sobre o patrimônio imobilizado também é realizado, proporcionando definição antecipada do processo sucessório.

Gerenciamento de riscos

Quando olhamos um portfólio isolado de investimentos, podemos ter uma visão distorcida dos riscos assumidos, uma gestão de riscos incompleta pode comprometer a gestão patrimonial. Temos como exemplo uma família que possui grande concentração em investimentos imobiliários, tendem a se interessar por ativos do mesmo setor no mercado de capitais por conhecer bem o assunto, entretanto a diversificação em outros mercados proporciona maior balanceamento evitando maiores prejuízos em momentos de crises setoriais.

A utilização de veículos que proporcionem mitigar riscos é de suma importância na gestão de fortunas que fazem parte das atividades de um MFO. Estas soluções podem envolver hedge cambial, aplicações em taxas de juros, off shore, metais preciosos, mercado imobiliário, com objetivos de trazer proteção frente risco país, inflação, crises financeiras, entre outros.

Wealth planning

O planejamento patrimonial não pode ser tratado de forma genérica, cada família possui desafios e objetivos diferentes, sendo assim, as ações sobre o patrimônio também devem ser distintas.

Em resumo, um Multi Family Office tem como foco principal oferecer uma consultoria orientada aos objetivos financeiros do cliente, buscando a satisfação e confiança que o patrimônio está em uma gestão séria, comprometida com os objetivos da família, eliminando conflitos de interesses.

Fontes:

https://www.awaregestao.com/noticia/multi-family-office-mfo-servicos-e-vantagens/

https://www.youtube.com/watch?v=egRjElwr6Q4

https://procave.com.br/blog/entenda-o-que-e-e-o-que-faz-o-multi-family-office/

https://conteudo.cvm.gov.br/legislacao/instrucoes/inst558.html

https://www.anbima.com.br/pt_br/especial/instrucao-558.htm

https://conteudo.cvm.gov.br/legislacao/instrucoes/inst592.html#:~:text=Disp%C3%B5e%20sobre%20a%20atividade%20de,Revoga%20a%20Instru%C3%A7%C3%A3o%2043%2F85.&text=ALTERADA%20pelas%20Instru%C3%A7%C3%B5es%20609%2F19%20e%20619%2F20.

https://site.tc.com.br/blog/educacao-financeira/family-office-como-funciona

https://familyoffice.fo/wp-content/uploads/2021/03/family-office-report-2019.pdf

Este artigo tem como objetivo democratizar o acesso à educação financeira via Luciano Gois, Assessor de Investimentos da Simples MFO.

Deixe um comentário