Educação Financeira

Qual é o seu perfil de investidor? Conheça os 3 existentes.

2 Minutos de leitura

Entender o seu perfil de investidor é a melhor forma de autoconhecimento financeiro. Cada pessoa possui expectativas e objetivos diferentes e tem atitudes e personalidades distintas diante das mais diversas situações, agregando ainda enorme variedade nas alternativas de investimento e de produtos financeiros.

Tais fatores são as principais diretrizes no momento de investir, ou melhor, de saber qual é o seu perfil de investidor. Conhecer o seu perfil, através da classificação do seu “tipo” de investidor, facilita muito o caminho rumo aos seus objetivos, de forma alinhada com os investimentos secionados.

Perfil e Investimento

Investir é uma equação que leva em conta o risco, a rentabilidade e o tempo de retorno financeiro.

Risco e retorno são partes de uma relação que se cria ao se investir, no momento em que, com base no seu perfil, é definido o caminho para atingir seus objetivos.

Nesse sentido, uma boa seleção dos produtos, que se enquadrem de forma eficiente ao seu perfil, torna-se o principal fator que definirá o sucesso de seus investimentos.

Em resumo, o conhecimento do seu perfil será fundamental, portanto, no processo de decisão de investimento.

3 perfis de investidores

A) Perfil Conservador: aquele que prefere não correr riscos em seus investimentos.

B) Perfil Moderado: o investidor consegue lidar com algumas eventuais perdas, a fim de obter maior potencial de ganho no longo prazo;

C) Perfil Arrojado: é o tipo de pessoa que admite eventuais perdas mais significativas de capital, caso isso signifique uma possibilidade considerável de retorno mais alto no futuro.

A partir de conceito de perfil de investidor entendido, podemos realizar a alocação nas melhores opções disponíveis do mercado. O conhecimento do perfil funciona como uma forma de proteção ao investidor à medida que agrega o gerenciamento de riscos na seleção de investimentos.

Podemos ainda, como forma de agregar valor ao gerenciamento de riscos, considerar que uma boa diversificação na seleção dos ativos, dentro do perfil identificado, tende a equilibrar eventuais disfunções nos investimentos, causadas por momentos de volatilidade de mercado, aliviando desta forma, situações de estresse.

Quer saber seu perfil de investidor?

Uma forma simples e prática é dentro do seu aplicativo de banco, atualizando o seu perfil. Ou então, se você não investe no seu banco, pode aproveitar e abrir a sua conta na XP com a Valor Investimentos. Logo no começo do seu cadastro, você já preencherá essas informações, que também são chamadas de ‘suitability’.

 

Posts relacionados
Análise & OpiniãoEducação Financeira

Praticar tênis é uma aula de investimento

10 Minutos de leitura
Sempre gostei de praticar esportes e, de certa forma, sempre me identifiquei ora mais, ora menos com alguns perfis de determinados esportistas….
Educação Financeira

Juros simples: como utilizar a fórmula para calcular?

4 Minutos de leitura
Você já deve ter ouvido falar em juros simples, não é mesmo? Saber o conceito e como calcular esta taxa é importante…
AçõesEducação Financeira

O que é home broker e como funciona essa ferramenta?

4 Minutos de leitura
Quando se fala em investir na bolsa de valores, uma das primeiras informações que se deve saber é o que é um…

Informações, análises e recomendações que valem dinheiro, todos os dias no seu email: