Análise e Opinião

Análise e Opinião

Renda complementar com aplicações em renda fixa

Por
Flavio Mattedi

Atualmente é comum encontrar pessoas procurando por alternativas de investimentos que possam gerar dividendos a fim de complementar a renda familiar. Normalmente essas pessoas são direcionadas para investimentos em ações com bom potencial de distribuição de dividendos, ou fundos imobiliários, que fazem a distribuição mensal referente aos aluguéis dos imóveis.

Leia tambémVacância física e vacância financeira: entenda as diferenças e como analisar nos Fundos Imobiliários

Os investimentos acima citados são, de fato, interessantíssimos em seus propósitos de gerar valor a longo prazo, assim como são bons geradores de renda recorrente de curto prazo, mas são ativos de renda variável, e podem não atender ao perfil de investidores que buscam opções mais conservadoras e com menor oscilação em seus preços. Para esses investidores (mais conservadores), a boa notícia é que também é possível montar um portfólio gerador de renda com uma carteira de investimentos em renda fixa. Existem títulos públicos, debêntures, CRAs, CRIs, entre outros que podem cumprir essa função.

Nesse caso, é importante que o investidor defina os prazos adequados para seus investimentos e distribuir a sua carteira em ativos de maneira diversificada no que tange emissores diferentes e com boa avaliação, para gerenciamento do risco de crédito, e que paguem seus cupons de juros (a renda) em períodos que atendam à necessidade do investidor.

É possível montar uma carteira que pague rendimentos mensais, bimestrais, trimestrais, semestrais ou mesmo anuais.