Análise e Opinião

Análise e Opinião

Taxa Selic e juros americanos: entenda o impacto nos seus investimentos

Por

Investidores aguardaram a semana inteira para o grande dia: o dia da decisão sobre juros no Brasil e nos Estados Unidos.

A expectativa do mercado de que os integrantes do Federal Reserve (Fed, o banco central americano) manteriam o ritmo de alta de 75 pontos base na taxa de juros dos EUA praticado na reunião de julho foi acertada.

Agora as taxas de juros americanas estão para uma faixa de 3% a 3,25% ao ano. Este foi o terceiro aumento dessa magnitude e a quinta alta seguida da taxa este ano.

No Brasil, o Copom (comitê de Política Monetária do Banco Central) optou por manter a Taxa Selic (nossa taxa básica de juros) em 13,75% ao ano, encerrando o ciclo de alta que começou em março de 2021, também em linha com as previsões do mercado.

A Taxa Selic e os juros americanos são indicadores importantes que impactam a economia brasileira e mundial, respectivamente. Por isso, entenda agora como eles afetam as suas finanças e investimentos.

 

Por que a taxa de juros americana subiu?

O relatório índice de preços ao consumidor americano [CPI, na sigla em inglês] trouxe uma inflação acima das expectativas, preocupando os especialistas.

Mais do que isso, houve itens específicos com preço acelerando, ao contrário do que se esperava.

Na mesma semana, a Fitch Ratings, considerada uma das três principais agências internacionais que atua com serviços de avaliação de crédito do mundo, cortou drasticamente as previsões para o desempenho da economia mundial este ano e no próximo.

A piora nos números se deve, em parte, às expectativas de que zona do euro e Reino Unido entre em recessão no final deste ano e Estados Unidos, no ano que vem.

Em comunicado oficial, o Fed comunicou que continua atento aos riscos inflacionários e comprometidos em trazer os índices de inflação de volta para a meta de 2%.

Segundo o comunicado, ainda, apesar do crescimento “robusto” dos índices de emprego nos últimos meses, com a taxa de desemprego “seguindo baixa”, a inflação “continua elevada, o que reflete desequilíbrios na oferta e na demanda relacionados à pandemia, preços de alimentos e energia mais elevados e pressões mais amplas dos preços”.

 

Como a alta dos juros nos EUA afeta o Brasil?

O aumento na taxa de juros americana leva os investidores a diminuírem suas aplicações em países emergentes (como o Brasil) para tirar proveito da renda fixa dos EUA, mais conhecidas como Tresauries.

No Brasil, a alta do dólar eleva custos de importação, gerando persistência da inflação. Por esse viés, o Banco Central é forçado a elevar a taxa básica de juros (Selic) para tornar o país atrativo novamente para os investidores estrangeiros.

 

Por que a taxa Selic permaneceu em 13,75% ao ano?

Desde a última reunião, no início de agosto, o índice de preços ao consumidor amplo (IPCA) registrou dois meses seguidos de deflação. O índice recuou sob influência da redução de impostos sobre energia, combustíveis e serviços de telecomunicações. A Petrobras vem anunciando sucessivas reduções nos preços da gasolina e do diesel.

Segundo o comunicado oficial, o ciclo de alta pode ser retomado se as expectativas de inflação se mostrarem resilientes.

A decisão da autoridade monetária não foi unânime, mas veio em linha com as expectativas de uma parte dos analistas. O mercado estava dividido entre uma manutenção da taxa em 13,75% e uma alta residual de 25 pontos-base. Dois membros do Copom votaram a favor de uma elevação da taxa para 14% ao ano.

 

O que é a Taxa Selic?

A Selic é a taxa básica de juros, um instrumento utilizado pelo Banco Central para auxiliar no controle da inflação e que influencia em todos os investimentos do país.

Por influenciar diretamente as taxas de juros no Brasil, a meta anual da Selic é o principal meio do governo para controlar a inflação ou estimular a economia em momentos de recessão.

 

Como fica os seus investimentos na Bolsa com o aumento da Selic?

Com a alta da Selic, é comum que os investidores assumam menos riscos na Renda Variável, considerada mais instável, e migrem para a renda fixa, em um movimento que tende a derrubar os preços das ações.

A alta nos juros também costuma ser ruim para as empresas listadas porque aumenta o custo dos financiamentos e pode reduzir os lucros futuros.

 

O que acontece quando a Selic aumenta?

Se a taxa Selic aumenta…

  • Maiores são os juros cobrados no mercado.
  • Maior é o incentivo para poupar e investir.
  • Menos crédito e dinheiro passam a circular na economia.
  • Menos consumo e demanda por produtos.
  • Menor é a atividade econômica.
  • Menor é o nível de preços no mercado, derrubando a inflação.

 

O que acontece quando a Taxa Selic cai?

Se a taxa Selic diminui….

  • Menores são os juros cobrados no mercado.
  • Menor é o incentivo para poupar e investir.
  • Mais crédito e dinheiro passam a circular na economia.
  • Mais consumo e demanda por produtos.
  • Maior é a atividade econômica.
  • Maior é nível de preços no mercado, aumentando a inflação.

 

Qual a relação da taxa Selic com a inflação?

Em resumo, aumentar a taxa Selic ou mantê-la estável é uma maneira de conter o aumento do IPCA.

 

Se a inflação está alta, o COPOM pode aumentar a taxa Selic

Aumentar a taxa básica de juros incentiva os juros no mercado a subirem também.

O crédito para as pessoas e as empresas fica mais caro e elas passam a consumir menos e a poupar mais.

Com o consumo menor, a tendência é que os preços caiam, fazendo a inflação cair junto.

 

Se a inflação está baixa, o COPOM pode reduzir a taxa Selic

A queda dessa taxa deixa espaço para os juros no mercado caírem também.

O crédito fica mais barato, estimulando as pessoas e as empresas a fazerem financiamentos e comprarem a prazo, impulsionando o consumo e a produção.

Isso aumenta a atividade econômica e a demanda por produtos, que consequentemente gera uma alta de preços, fazendo a inflação subir.

 

Como a taxa Selic afeta os seus investimentos em Renda Fixa?

Além de impactar os juros que serão praticados na economia, a Selic tem a função de ser um dos principais indicadores dos investimentos em Renda Fixa.

Por isso, quando a Selic sobe, a Renda Fixa fica muito atrativa.

O investidor que prefere a segurança e previsibilidade pode buscar remunerações maiores com títulos de prazo mais longo, sejam eles públicos ou privados.

 

Como começar a investir em Renda Fixa?

Encontre uma assessoria especializada para te ajudar a descobrir qual o melhor investimento em renda fixa para sua carteira. Com a Valor Investimentos você encontra assessores especializados que atendem o Brasil inteiro.

 

 

Invista e tenha a melhor assessoria financeira de acordo com seu perfil de investidor. Abra sua conta na Valor Investimentos.

Deixe um comentário