Análise e Opinião

Análise e Opinião

Vai viajar? Descubra qual a diferença entre o dólar comercial, turismo e paralelo

Por

O mercado de câmbio é fundamental para que aconteça a troca e comercialização de moedas entre um país e outro. Isso vale tanto para quem deseja viajar para outro país quanto para quem investe e depende da taxa de câmbio para lucrar.

O fato é que o dólar influencia diversos aspectos da nossa vida e entender a diferença entre as cotações dos três tipos – comercial, turismo e paralelo – é necessário. Para te ajudar com isso, separamos tudo o que você precisa saber sobre o assunto. Acompanhe abaixo.

Por que o dólar afeta a nossa vida?

Saber sobre o dólar é importante para quem investe em ações internacionais, para quem vai viajar para o exterior e até mesmo para aqueles que não fazem parte de nenhum desses grupos citados.

O aumento ou a diminuição do valor do dólar afeta nossa vida em vários momentos, inclusive nas compras de mercado. É bem verdade que quem mais sofre com a variação dessa moeda são aqueles que viajam com frequência para fora do país ou que vivem comprando produtos importados. Mas boa parte do que consumimos no Brasil depende de importados.

Por isso, quando há aumento do dólar, ocorre também um aumento generalizado em vários setores da indústria. Um exemplo prático é a gasolina. Seu valor sofre influência direta da cotação do petróleo e da variação do dólar. O trigo é outro exemplo de como o dólar impacta nossa vida.

Essa matéria-prima, responsável pela produção de pães, bolachas, biscoitos e diversos alimentos industrializados, é importada. Logo, sofre influência da variação do dólar. Além disso, esses produtos precisam de transporte para que cheguem até as prateleiras dos supermercados. Assim, se o dólar sobe, o preço do trigo e da gasolina e os produtos do mercado consequentemente acompanham esse aumento.

Dólar comercial

 O dólar comercial é utilizado para transações comerciais de importação e exportação. Isso significa que ele é uma cotação que serve exclusivamente para empresas que estão vendendo algum tipo de produto ou serviço.

Essa cotação também é usada como referência para investimentos fora do país. Logo, quando falamos deles ou de fundos cambiais, a cotação utilizada é a do dólar comercial. Como em todo investimento, há alguns riscos. Por isso, antes de tomar qualquer decisão, procure os especialistas da Valor Investimentos.

Dólar turismo

 Esse tipo de moeda é utilizado por pessoas que buscam viajar. É importante ressaltar que o dólar não é o único na cotação de turismo e tudo vai depender do seu país de destino. Então, se você pretende viajar para o exterior e precisa trocar moedas, esse tipo de cotação é a que te interessa.

O valor do dólar turismo é maior que o do dólar comercial, pois ele é composto pelo lucro do agente de câmbio mais o acréscimo do IOF colocado pelo governo.

Saiba o melhor momento para comprar dólar para viajar

Vale destacar que o dólar turismo também é utilizado em outras situações, como em compras online feitas em sites estrangeiros. Isso porque nessa situação você está atuando de fato como um turista que solicita compras no país de origem do produto.

Dólar paralelo

 O dólar paralelo é a cotação da moeda fora dos meios legais, utilizando doleiros, casas de câmbio não autorizadas pelo Banco Central e outros meios não regularizados.

Esse tipo de operação chegou ao Brasil em meados da década de 90, como forma de proteção contramedidas tomadas pelo governo da época. Apesar de ser combatida, ela ainda ocorre no mercado clandestino e está sujeita a punições previstas em lei.

 Como saber o valor do dólar hoje?

Para acompanhar a cotação do dólar, vá até o site do Banco Central ou consulte em um site de câmbio. Na tela de início, as cotações de dólar turismo e comercial ficam em evidência. Para ter acesso à cotação de um período específico, acesse a aba “Cotações e Boletins” e escolha o período de sua preferência. Ficar atualizado sobre a cotação dessa moeda é importante para que você não seja pego de surpresa, principalmente em momentos de pré-viagem ou intercâmbios.

Entenda como o preço do dólar é calculado

Conclusão

Agora que você sabe o que são o dólar turismo e o comercial, e como impactam o seu dia a dia, chegou o momento de usar as informações a seu favor. Uma recomendação é que, antes de realizar uma viagem, certifique-se do preço do dólar e já comece a separar um valor mensal 6 meses antes da data de viagem.

Para aqueles que não vão sair do Brasil, se atentar ao valor do dólar ajuda a entender o cenário econômico atual e o motivo pelo qual os preços aumentam.

Quer receber no seu e-mail todas as novidades do mundo dos investimentos? Assine nossa newsletter e fique informado com notícias atualizadas diariamente. Coloque seu melhor e-mail abaixo e nos falamos amanhã.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.