Análise e Opinião

Análise e Opinião

Análise Fundamentalista – o que é e como ela funciona?

Por
Virgilio Lage

Método que ajuda um investidor a tentar determinar o valor de um título, a análise fundamentalista se concentra em fatores que impactam o negócio das empresas e suas previsões futuras, através de uma análise interna. Siga essa leitura e saiba tudo sobre o tema. 

O que é análise fundamentalista?

Como dissemos acima, a análise fundamentalista é um método que serve para tentar determinar o valor de uma ação, com foco em fatores que impactam o negócio das empresas agora e também no futuro, assim como a saúde financeira e a gestão da empresa. 

Como surgiu a análise fundamentalista?

A análise fundamentalista surgiu quando Benjamin Grossbaum, um investidor e professor da Universidade de Columbia, propôs em 1936 um modelo de investimento diferente do comum daquela época, que era descobrir o valor específico de uma ação, partindo dos benefícios que ela proporciona. 

Para que serve e quem a utiliza?

Ela é utilizada pelos investidores e serve para ajudá-los a examinar como está a saúde operacional e financeira de uma empresa, para que entendam se é vantajoso ou não investir nas ações negociadas na Bolsa de Valores

Assim, é possível definir um valor justo para as ações que foram analisadas, o que pode ser uma grande vantagem, pois, sabendo que os preços são negociados por valores bem diferentes, eles podem estar sobrevalorizados ou subvalorizados, indicando se é o momento para vender ou comprar as ações. 

Fazer uma análise fundamentalista é importante para traçar novos cenários e previsões para o futuro, utilizando informações divulgadas pelas empresas num contexto macroeconômico, como também do setor que a empresa atua e o seu histórico. Basicamente funciona como uma investigação profunda, reunindo o máximo de informações para tomar a melhor decisão, e é uma maneira de gerar valor a longo prazo para seus investimentos. 

Esses são os seus 3 aspectos: Análise Macroeconômica, Análise Setorial e Análise da Empresa. 

Análise fundamentalista e técnica

Na hora de estudar qual a melhor ação para investir, não existe apenas o método da análise fundamentalista. A análise técnica também é um importante procedimento utilizado pelos investidores e o seu diferencial é que nela estudam-se os movimentos passados dos preços e dos volumes de negociação de ações, buscando uma previsão do comportamento futuro dessas ações. 

Entre os analistas, o assunto divide opiniões. Há quem diga que os dois tipos de análises são distintas, podendo escolher apenas um dos dois, como também quem entenda que elas possam ser utilizadas juntas com finalidades diferentes, sendo a análise fundamentalista usada como base e a análise técnica usada como uma ferramenta para a decisão do melhor momento de comprar ou vender uma ação.

O que é e como funciona a Análise de Fundamentos

A análise de fundamentos basicamente é uma etapa da análise fundamentalista, em que as empresas são estudadas em seus detalhes com o objetivo de definir o seu valor intrínseco, ou seja, o real valor de suas ações. 

Aqui, segundo o livro “Mercado de capitais: fundamentos e técnicas”, é preciso entender informações como o potencial de crescimento da empresa, o nível de risco e a flexibilidade financeira. 

Valor Intrínseco e a sua importância para a análise fundamentalista

Um dos conceitos mais importantes da análise fundamentalista, o valor intrínseco é uma projeção do desempenho da ação e tem como objetivo determinar o seu real preço ativo, o quanto a ação deveria estar valendo no mercado. Ainda assim, ele pode aparecer com outro nome, como por exemplo valor real ou preço justo.

Tendo grande importância nesse processo, ao se saber o valor intrínseco, ele pode ser um indicador de um bom momento ou não de investir. Por exemplo, se for encontrado como maior do que as atuais cotações de mercado, pode ser um bom momento para investir. Caso contrário, se for menor, é um sinal de alerta para escolher uma outra ação. 

Para que ele seja calculado, é preciso reunir informações presentes em documentos divulgados pelas empresas. Veja abaixo quais são:

  • Balanço patrimonial: 

O balanço patrimonial é um documento que basicamente apresenta todos os bens de uma empresa. Entram nessa lista imóveis, aplicações financeiras, se foram realizados empréstimos, impostos, despesas, entre outros. Ele indica a origem dos recursos e onde eles estão aplicados. 

  • Demonstração do Resultado do Exercício (DRE)

A DRE funciona como um resumo das receitas e despesas da empresa em um período determinado, analisando o exercício financeiro. A partir desse cálculo, é o resultado deste exercício que vai apontar se a empresa obteve lucro ou prejuízo.

  • DCF – Fluxo de Caixa Descontado: 

O DCF é o documento que mostra como o dinheiro do caixa se movimentou dentro da empresa, analisando as atividades operacionais, de financiamentos e de investimentos da companhia. 

Análise quantitativa e qualitativa

Estes são os dois momentos que dividem a análise fundamentalista. No primeiro, a análise quantitativa é responsável por analisar os números de dados mais objetivos. Já a análise qualitativa é voltada para outros pontos, como a equipe de gestão, peso da marca e a sua reputação no mercado. 

Principais indicadores

Os principais indicadores são baseados em dados coletados em balanços patrimoniais e nas demonstrações dos resultados empresariais. Vários indicadores são calculados para auxiliar na avaliação do potencial de uma ação, são eles:

Indicadores econômicos

Para uma análise macroeconômica e setorial, é preciso analisar outros tipos de informações. Em muitos casos, é preciso recorrer aos indicadores internacionais porque eles acabam influenciando a economia do Brasil. Os mais importantes são estes:

  • IBC-BR – taxa do Índice de Atividade Econômica do Banco Central 
  • IPCA – Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo
  • Fed – Federal Reserve System (Sistema de Reserva Federal)
  • Payroll – relatório de emprego dos EUA

Conclusão 

Agora que você já sabe o que é e como funciona a análise fundamentalista no mercado financeiro, está na hora de começar a investir. Por isso, a Vai Investir conta com uma equipe completa, que pode te ajudar a entender melhor sobre o assunto e para que assim possa investir seu dinheiro com segurança! Podemos te ajudar a transformar sonhos em conquistas.