Investimentos

Investimentos

BITH11: como Investir em Bitcoin por meio de uma ETF?

Por

O Bitcoin hoje é considerado uma ótima alternativa de reserva de valor. A segurança que ele fornece com a sua rede descentralizada chamaram a atenção de investidores tradicionais frente as demais classes de ativos de criptomoedas justamente por essas características, e, sua expressiva valorização na última década.

E para tornar o investimento na moeda digital mais famosa dos últimos tempos em algo ainda mais democrático, a HashDex criou a primeira ETF de fundo verde da america latina, trazendo a possibilidade do investidor se expor a criptomoedas via mercado regulado.

Então, o investimento no BITH 11 ocorre de forma simples, segura e regulada, criando a oportunidade dos investidores se exporem as criptomoedas com uma custódia e segurança de um veículo regulado, tendo a certeza de que os criptoativos que eles estão expostos, estão guardados com a máxima segurança. Acompanhe abaixo todas as informações que você precisa saber para investir no BITH11.

O que são ETFs (Exchange Traded Funds)?

Os ETFs são fundos comercializados como ações. Além disso, o ETF replica a carteira de um índice de referência como o Ibovespa. Esse fundo de índice, por exemplo, é comercializado no mercado de ações por meio da sigla BOVA11. É como se investíssemos em uma cesta de ações, em que a rentabilidade da carteira acompanha o seu respectivo índice.

Só para termos como exemplo, caso o Ibovespa suba 8% em um mês, o ETF do Ibovespa terá um desempenho muito similar, já descontada a taxa de administração. Por outro lado, caso haja uma desvalorização no Ibovespa, ele irá ocorrer ao ETF. Portanto, ao investir em ETF, costuma-se usufruir da facilidade de fazer uma única negociação em Bolsa e ter uma carteira diversificada.

O que é o BITH11?

O BITH11 é o primeiro ETF Verde Cripto da américa latina que reflete o índice Nasdaq Bitcoin Reference Price FI, sendo um produto que oferece exposição ao Bitcoin.

A taxa de administração do BITH11 é de 0,7% ao ano, sendo que ele possui uma alíquota de imposto de renda de 15% sobre a sua rentabilidade. Qualquer investidor pode adquirir esse ETF por meio de uma corretora de valores que opera na B3, sendo que o mínimo de investimento é 1 cota cujo valor inicial é de aproximadamente R$ 50.

Quais são os benefícios do ETF?

O custo, conveniência e escolha são as principais características que os investidores enxergam para considerarem alocar seus ativos no ETF e ver suas carteiras alavancarem. Para facilitar o entendimento dos reais benefícios do ETF fizemos uma lista abaixo:

  • Flexibilidade: o ETF proporciona exposições adequadas à carteira básica;
  • Custo-benefício: em geral, o ETF tem taxas menores de administração, quando comparado aos fundos ativos, e os custos são mais fáceis de calcular.
  • Diversificação: o ETF oferece uma única fonte de exposição instantânea a retornos de diversos títulos;
  • Transparência: o ETF mostra cada título no fundo, assim você sabe exatamente o que tem;
  • Liquidez: o ETF é listado em bolsa de valores e pode ser negociado a qualquer momento durante o pregão;
  • Acesso: o ETF permite acesso instantâneo a mercados internacionais.

Quais são as desvantagens do ETF BITH11?

A principal desvantagem do BITH11 é que ele entrega uma exposição muito próxima de 100% do Bitcoin, colocando o investidor em uma exposição aos riscos do mundo cripto.

Portanto, havendo uma oscilação no preço desse criptoativo refletirá na cotação do ETF, podendo o investidor ter bons ganhos assim como perdas consideráveis, sendo o BITH11 um ETF de alto risco. Então, investir neste ETF é para quem deseja começar a alocar recursos em criptoativos, integralmente no Bitcoin.

Mas, por outro lado, por ter uma forte exposição ao mundo cripto, a oscilação de preço das cotas do BITH11 pode ser maior que outros ETF´s disponíveis no mercado. Por isso, é necessário saber seu perfil de investidor antes de tomar qualquer decisão de investimento.

Como comprar BITH11?

É possível comprar o BITH11 da mesma forma de qualquer outro ativo de renda variável na Bolsa de Valores. Basta seguir as 7 formas abaixo:

  1. Crie sua conta em uma corretora (se ainda não possuir);
  2. Descubra seu perfil investidor — o indicado para investir nessa modalidade é o agressivo/arrojado;
  3. Transfira o dinheiro para a corretora, há a possibilidade de TED, DOC ou PIX.
  4. Abra seu home broker;
  5. Pesquise o código “BITH11”;
  6. Insira a quantidade de cotas/lotes desejados;
  7. Envie sua ordem ao sistema.

Com esse passo a passo, você passa a ter o ETF BITH11 em sua carteira. Feito isso, você precisará ficar sempre de olho ao desempenho do ativo no mercado.

Se ainda tem dúvida de como começar a investir em ETF ou qualquer outro ativo. Baixe nosso e-book

Aprenda a Como Investir na Bolsa.

Deixe um comentário