Notícias

Notícias

Como o assessor de investimentos é remunerado?

Por
Jhady Vasconcelos

Atualmente, o agente autônomo de investimentos (AAI) pode ser remunerado de duas maneiras. A primeira delas é chamada de comissão tradicional e foi o único modelo de remuneração por muito tempo no país. Somente em 2020, a XP Investimentos permitiu a possibilidade de mais um tipo de remuneração, que é chamado de “FEE fixo” ou taxa fixa.

A existência dos dois modelos permite que o cliente escolha a melhor forma de remunerar seu assessor, garantindo transparência na relação. As contas sempre serão abertas no modelo de comissão tradicional, porém, o cliente terá o poder de escolher se deseja alterar para o modelo de remuneração fixa.

 

Como funciona o modelo de comissão tradicional?

No comissionamento tradicional, o assessor é remunerado com base nos investimentos realizados pelo cliente. A XP é responsável por repassar ao assessor, parte das receitas de corretagem, taxas de administração de fundos, entre outras. Essa remuneração vem dos produtos ofertados pela plataforma da XP. Portanto, a comissão varia de acordo com o produto dos portfólios dos clientes.

Por exemplo, o fundo de investimento ABC tem uma taxa de administração de 2%. Dessa taxa que é paga pelo cliente, uma parte vai para a XP Investimentos e uma parte vai para a Valor Investimentos. Assim, a Valor Investimentos repassa uma parte da taxa para o AAI.

Alguns produtos ofertados podem possuir uma remuneração maior que outros, afetando diretamente na comissão do assessor.

 

Como funciona o modelo de remuneração com taxa fixa?

O modelo de remuneração fixa surgiu no Brasil em 2020 com o objetivo de trazer mais transparência e tranquilidade para o investidor.

Neste novo modelo, o cliente e o assessor assinam um contrato definindo uma taxa única que pode variar entre 0,6% a 1% ao ano. A taxa é calculada todos os dias com base no patrimônio atual do cliente dentro da XP e é debitada mensalmente, no 7º dia útil, independente dos produtos que o cliente vai investir.

Dessa forma, como o cliente já está remunerando o assessor através da taxa definida em contrato, ele recebe de volta as taxas cobradas pelos fundos e outros produtos que forem alocados em seu portfólio. Esse crédito pode acontecer de duas formas: um depósito em conta como um cashback ou desconto diretamente nos produtos investidos.

Na tabela abaixo é possível ver como cada taxa de produto é “estornada” para o cliente, conforme sua categoria:

Tabela jhady 1

Esse modelo garante a transparência na remuneração do AAI, fortalecendo o relacionamento com o cliente e certificando de que o assessor defenda os interesses dos seus clientes.

Vale ressaltar que os interesses dos assessores e dos clientes ficam 100% alinhados, visto que o maior objetivo do assessor é aumentar o patrimônio do cliente, já que sua remuneração é baseada no valor desse patrimônio.

O contrato de “FEE fixo” tem duração de 12 meses e, após esse período, o cliente pode optar por continuar ou retornar para o modelo de comissão tradicional.

A Inglaterra e os Estados Unidos já utilizam esse modelo há anos e priorizam a transparência na remuneração dos profissionais.

 

Como escolher o melhor modelo?

Os dois modelos de remuneração têm benefícios diferentes e devem ser escolhidos com base no perfil do cliente.

No fee fixo, o cliente tem cashback de algumas taxas cobradas e a garantia dos interesses alinhados.

Na remuneração tradicional, o custo do cliente que faz menos movimentações é menor durante o ano.

Se agora o cliente pode escolher a forma de remuneração do assessor, a transparência trará mais segurança e confiança na relação entre o cliente e o investidor, influenciando também na satisfação do cliente.

A escolha do modelo deve levar em conta o perfil do cliente, considerando o seu patrimônio e a frequência de movimentações. Converse com o seu assessor para definirem juntos o modelo ideal para você.

 

Este artigo tem como objetivo democratizar o acesso à educação financeira via Jhady Vasconcelos, especialista da Valor Investimentos.

Deixe um comentário