Análise e Opinião

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Conheça bem a sua empresa e o seu mercado

Por
Thiago Goulart

Conhecer bem a sua empresa e o seu mercado é essencial, ainda mais quando o assunto é como se tornar um empresário de sucesso. E quando falamos em empresário de sucesso, logo vem à mente das pessoas alguém com um produto ou serviço inovador. No entanto, para ser um gestor bem-sucedido também é preciso focar em diversos outros aspectos do negócio e da rotina de trabalho.

A cultura popular nos faz acreditar que algumas pessoas são líderes natas. Características como carisma, poder e assertividade podem ser adquiridas. A verdade é que, com a quantidade certa de autenticidade e disposição para identificar oportunidades nos desafios, qualquer pessoa pode se tornar um bom líder.

Por muito tempo, a sociedade ocidental focou na importância da liderança de destaque e no caráter de grandes líderes, incentivando-nos a imitar exemplos se quisermos liderar com eficiência. Por exemplo, no século 1 d.C., o historiador grego Plutarco buscou descrever o caráter de grandes líderes greco-romanos com base no perfil de Péricles e Alexandre, o Grande.

Muito mais tarde, o escritor escocês Thomas Carlyle argumentou que era o caráter de líderes que moldava toda a história humana. Ainda assim, podemos perguntar – o que exatamente é a liderança? Há muitas opções que podemos considerar.

A competição no mercado, seja qual for o segmento de atuação, tende a ser cada vez mais acirrada. Por isso, é necessário ao empreendedor estar preparado ao que virá. Os desafios fazem parte do dia a dia e colocam você diante da necessidade de saber enfrentá-los e tomar boas decisões.

Venha conosco e acompanhe as informações a seguir sobre como conduzir melhor o seu negócio!

Sumário

Conheça bem a sua empresa e o seu mercado

Foco no planejamento e na organização financeira

Compreenda a importância dos investimentos

Liderança

Conexão e atualização

Marketing pessoal e mentalidade de crescimento

Autoconhecimento e inteligência emocional

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Conheça bem a sua empresa e o seu mercado

O primeiro ponto é conhecer a fundo a sua empresa e o seu mercado. É importante ter um olhar interno e externo sobre o negócio para mapear como são realizados os processos. Com isso, pode-se identificar falhas e melhorias. Mais do que isso, é possível saber quais são as principais ameaças para a empresa e ter uma postura proativa em relação a elas, buscando soluções antes que os problemas ocorram e agir rapidamente para minimizar os prejuízos.

Entender o comportamento dos concorrentes, as necessidades do seu público e as tendências do setor são cruciais. Com uma visão detalhada sobre a sua empresa e o mercado de atuação é viável elaborar estratégias para a sustentabilidade e crescimento do negócio.

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Foco no planejamento e na organização financeira

Além de conhecer seu mercado e buscar formas para se destacar, é essencial manter o foco na organização financeira. Não basta apenas trabalhar com um produto diferenciado ou contar com uma boa equipe se as contas da empresa estiverem desorganizadas, certo?

Um empresário também precisa ter conhecimentos para manter um controle das finanças. Por exemplo, tendo um fluxo de caixa e registrando todas as entradas e saídas, a fim de saber qual é a realidade financeira do negócio.

Outro ponto é ter uma quantia reservada para o capital de giro. Dessa maneira, você garante o funcionamento das atividades e honra seus compromissos mesmo que não tenha recursos entrando. Isso ajuda a evitar o endividamento, juros altos ou a possibilidade de negativar o nome da empresa.

Para facilitar essa tarefa, o ideal é contar com um software para organizar as finanças. Lembre-se também de ter uma perspectiva futura. Além de acompanhar os fluxos, é importante realizar um planejamento financeiro com a previsão de faturamento e despesas para os próximos meses.

Essa é uma forma de ficar mais seguro quanto às decisões e de se programar para realizar investimentos no seu negócio. Por exemplo, a compra de equipamentos, contratação de pessoal ou outros.

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Compreenda a importância dos investimentos

Se você busca dicas de como se tornar um empresário de sucesso, vale a pena considerar a importância de realizar investimentos. Ao separar uma quantia mensal para investir, seja na renda fixa ou variável, você tem um potencial para multiplicar seus recursos.

Mas, antes de alocar seu capital nas diversas alternativas do mercado, é preciso entender o perfil de investidor da sua empresa e os objetivos financeiros. Com isso, você tem mais subsídios para fazer escolhas mais adequadas.

Então estude sobre o mercado financeiro e descubra as melhores alternativas que podem trazer ganhos no curto, médio ou longo prazo. Se precisar de um suporte profissional, conte com uma assessoria de investimentos.

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Liderança

Depois de considerar a organização das finanças e direcionar o foco também para os investimentos, é importante falar de habilidades comportamentais. Um empresário conseguirá se destacar se atuar como um bom líder.

Aqui, é importante diferenciar a figura do chefe e do líder. O primeiro tem o perfil de mandar, centralizar decisões e se manter afastado da equipe. Já o segundo conhece bem seus colaboradores, trabalha próximo a eles e os envolve nos objetivos da empresa.

O líder delega as tarefas de acordo com o talento de cada um e sabe resolver conflitos, além de estar aberto para receber feedbacks. Exercer a liderança é um ponto indispensável para se comunicar melhor e impulsionar sua empresa.

Outro aspecto para frisar: muitas empresas, principalmente as micro e pequenas, acontecem decretar falência em apenas cinco anos de existência. Há inúmeros aspectos para isso, mas uma em especial: falta de resiliência. Resiliência não é “deixar para lá”. É seguir em frente, apesar de perdas e mudanças.

Uma das maneiras mais importantes de nos tornarmos mais resilientes é mudando a forma como pensamos sobre nós mesmos e, especialmente, como pensamos sobre as novidades que se apresentam na nossa vida, especialmente aquelas com as quais não concordamos e que não podemos mudar. Encontra-se aí também uma característica de grandes lideranças.

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Conexão e atualização

giphyIndependentemente do seu ramo de atuação, entenda que o mercado é dinâmico.

Então é preciso que o empresário se mantenha atualizado. Realizar cursos, participar de eventos e fazer networking são práticas que devem fazer parte da sua rotina.

Pensando nisso, busque novos aprendizados e esteja disposto também a ouvir as ideias apresentadas por sua equipe.

Assim, você acompanha as novidades e pode implementá-las para que sua empresa se destaque da concorrência.

Marketing pessoal e mentalidade de crescimento

Cuidar de sua própria imagem já não é uma novidade. E pensar na forma como se dirigir a clientes ou parceiros também não. Logo, o empreendedor precisa investir no marketing pessoal com a mentalidade de crescimento. Essa é uma estratégia para que as pessoas tenham uma percepção positiva sobre seu trabalho.

Escolha do dress code e do vocabulário utilizado vai depender de quem será o interlocutor. Planeje o que você posta em seu perfil das redes sociais, pois eles mostram, por consequência, o seu perfil e a sua empresa. Ter o foco no marketing pessoal é também estar aberto ao conhecimento, especialmente do seu setor. Isso porque é preciso se tornar autoridade para ser notabilizado. Isso ajuda a atrair o olhar de clientes, investidores e novos parceiros.

A psicóloga Carol Dweck desenvolveu a teoria de que o desenvolvimento de uma “mentalidade de crescimento” pode nos ajudar a fazer mudanças fundamentais. Na visão dela, temos ou podemos obter as ferramentas de apoio a ajuda para seguir em frente, mesmo nos momentos em não temos controle sobre os eventos.

Esse modo de pensar pode ser cultivado. Um passo fundamental, porém, é assumir a responsabilidade que nos cabe sem sermos duros demais conosco. Nos sentirmos mal por alguma coisa pode nos motivar a corrigir a situação ou mudar para melhor, enquanto sermos duros demais conosco pode nos impedir de agir.

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Autoconhecimento e inteligência emocional

Inteligência emocional baseia-se muito nas mudanças de dinâmicas sociais modernas. Como resultado, o tipo de liderança que as pessoas têm esperado recentemente é, com frequência, muito diferente, ou seja, baseado em orientação e conexão pessoal em vez de ordens ou disciplina.  Talvez precisemos realmente pensar em aplicar diferentes habilidades à situação na qual elas atingirão o melhor resultado.

Não acreditamos que líderes sejam um subconjunto especial de pessoas com características inerentes ou que a liderança se limita ao local de trabalho, mas sim que todos temos a capacidade de ser líderes e que liderar é um processo de aprendizado por toda a vida. A liderança é algo que todos podemos aprender. O que precisamos é encontrar o nosso próprio estilo de liderar – que com certeza será uma mescla de muitas habilidades e estratégias – e, então, modular isso para atender às necessidades do projeto em mãos.

Como lidar com desafios, imprevistos ou cenários adversos? Ter autoconhecimento e inteligência emocional são formas de entender melhor não só as suas emoções, como as outras pessoas.

Um dos pontos possíveis é conhecer seus impulsos e aprende a agir com mais eficiência em diferentes situações. Além disso, você pode tolerar melhor os momentos ruins e ter uma postura otimista para que os obstáculos não o impeçam de alcançar seus objetivos.

Não deixe de colocar em prática as dicas de como se tornar um empresário de sucesso. Como você viu, é necessário ter atenção em diferentes aspectos dos processos da empresa, do seu dia a dia profissional e da dinâmica do mercado.

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