Investimentos

Investimentos

FIC FIM Multigestor: o que é isso? Saiba o que as 3 palavras significam.

Por

Quem se interessa por fundos de investimento encontra uma grande variedade de veículos à disposição no mercado financeiro. Ademais, é possível notar que muitos deles possuem os nomes abreviados. É o caso do FII, ETF, FIA, FIC, FIM e outros.

Assim, se o investidor não estiver habituado com esse universo, poderá se confundir e até alocar seu capital de maneira equivocada. Então é importante se preparar e estudar mais a respeito dessas alternativas para conseguir tomar decisões mais acertadas para a sua carteira.

Neste conteúdo, você aprenderá o significado de 3 palavras voltadas aos fundos de investimento, a saber: FIC, FIM e multigestor. Continue a leitura e saiba mais!

O que são fundos de investimento?

Para não pular etapas no seu aprendizado, primeiro vale revisitar o conceito de fundos de investimento. Trata-se de veículos financeiros formados pelo capital de diferentes investidores.

O patrimônio levantado é administrado por um gestor com certificação profissional para atuar no mercado financeiro. Assim, ele fica responsável por escolher os investimentos que serão realizados, de acordo com as propostas que deram origem ao fundo.

Dependendo da estratégia utilizada, um fundo pode ter uma carteira diversificada e composta por ativos distintos ou focar em um tipo de investimento ou setor. Logo, é possível encontrar fundos adequados para os diferentes objetivos dos investidores no mercado.

Como forma de remunerar o trabalho realizado pelo gestor, os cotistas pagam a chamada taxa de administração. Além disso, muitos fundos também contam com a taxa de performance, que seria uma espécie de bônus pago ao gestor quando ele entrega um resultado acima do esperado.

Normalmente, os ganhos nesse tipo de investimento são obtidos com eventual valorização das cotas. Ou seja, quando o investidor consegue vender a cota por um preço maior do que pagou. Porém, existem fundos que também fazem a distribuição de seus lucros periodicamente.

Como você viu, para participar dos resultados de um fundo de investimento, o interessado precisa adquirir cotas. Nesse caso, existem fundos com cotas negociadas na bolsa de valores, enquanto outros são encontrados nas plataformas de investimento das corretoras de valores.

O que é FIC?

Após conhecer o conceito e a base do funcionamento dos fundos de investimento, vale conferir o significado de FIC. Essa é a abreviação de fundo de investimento em cotas.

Também conhecidos como fundos de fundos (FoFs), a estratégia desses fundos é alocar o capital em cotas de outros veículos de investimento. Assim, em vez de o gestor escolher ou analisar diferentes ativos para compor o portfólio, ele se expõe aos resultados de outros fundos ao adquirir cotas para a carteira coletiva.

Portanto, é bastante comum que os FICs tenham uma carteira bastante diversificada. Afinal, cada cota presente em sua carteira proporcionará a exposição a todos os ativos que compõem o portfólio do fundo escolhido.

Além disso, é preciso ficar atento ao fato de que cada FIC pode ter um nível de risco próprio, sendo pertinente avaliar essa questão antes de investir.

O que é FIM?

A sigla FIM, por sua vez, significa fundo de investimento multimercado. Como o nome demonstra, os fundos multimercados podem fazer alocações em diversos mercados ou segmentos. Entre eles, estão: ações, câmbio, ouro, juros, títulos de renda fixa etc.

No seu prospecto, será possível identificar quais são as regras e investimentos que podem ser realizados pelo gestor. Logo, embora um fundo multimercado possa investir em muitas alternativas, eles possuem estratégias determinadas e que trazem parâmetros para a atuação da gestão.

Assim como os FICs, cada FIM pode contar com um nível de abertura aos riscos diferente — o que deve ser avaliado pelo interessado antes de tomar a decisão de alocar seu capital. Dessa forma, você poderá garantir que a escolha esteja alinhada às suas expectativas e metas.

E o FIC FIM multigestor, o que é?

Ao saber o que é FIC e FIM, fica fácil de saber que FIC FIM é um fundo de investimentos em cotas de fundos multimercado. Ou seja, ele tem como objetivo investir somente em cotas de fundos que adotem estratégias de investimentos em diferentes mercados.

O termo multigestor é adotado considerando que o fundo investe em cotas de outros fundos (administrados por outros gestores). Logo, o fundo multigestor busca um desempenho superior ao que seria possível investindo em um único segmento, ativo ou cota.

Ademais, as gestoras de recursos costumam abrir fundos FIC FIM para investir em seu fundo “master” — também chamado de feeder. Também é comum que o fundo master seja restrito a investidores com maior poder aquisitivo.

Isso porque essas são alternativas que costumam exigir um alto valor de aporte inicial. Além disso, esse tipo de fundo costuma fazer uso de estratégias complexas e, muitas vezes, mais arriscadas — visando atender a investidores qualificados, que possuem mais de R$ 1 milhão investidos ou certificação profissional para atuar no mercado financeiro.

Logo, por meio de um FIC FIM multigestor, você poderá ter acesso às cotas de outros fundos com apenas um investimento. E a carteira do veículo, portanto, pode incluir fundos que somente poderiam ser acessados dispondo de maior capital.

Quais as vantagens de investir em um FIC FIM multigestor?

Ao considerar o investimento em um FIC FIM multigestor, existem algumas vantagens que podem ser destacadas. A principal delas é o grande potencial de diversificação. Como visto, a carteira desses fundos é composta por cotas de fundos multimercado.

Nesse sentido, o nível de exposição do seu capital a diferentes alternativas de investimento aumenta exponencialmente. Isto é, mesmo investindo pouco capital, você poderá aproveitar os resultados de diversos ativos que integram as carteiras desses fundos.

Outra vantagem que vale mencionar é a gestão profissional e qualificada. Ao investir em fundos de investimento, você não precisará se preocupar em analisar ou selecionar os ativos para a sua carteira — todo esse trabalho é feito pelo gestor.

Dessa maneira, o cotista recebe relatórios e cartas periodicamente, com informações sobre a performance do fundo. Portanto, a transparência dessa alternativa também é uma vantagem a ser ressaltada.

Mais um benefício é a possibilidade de dividir os custos do investimento com outros investidores. Como você aprendeu, os fundos de investimento são estruturados como se fossem um condomínio, então as despesas e taxas são rateadas entre todos os seus cotistas.

Por fim, a alternativa costuma ser mais acessível ao investidor comum, especialmente em comparação ao investimento individual em cada ativo ou cota presente na carteira do fundo. Desse modo, com menos capital, é possível ter um nível de diversificação maior para o seu portfólio.

E as desvantagens, quais são?

Depois de conferir as vantagens do investimento em um FIC FIM multigestor, também é preciso conhecer as suas desvantagens.

O primeiro ponto que merece atenção diz respeito ao risco do investimento. Os fundos de investimento não contam com a proteção do Fundo Garantidor de Créditos (FGC) — embora possam ter títulos que usufruam dessa garantia em seu portfólio.

Além disso, muitos fundos multimercado investem em alternativas de renda variável, que não trazem previsibilidade em relação ao retorno. Então a volatilidade do mercado pode fazer com que os preços de seus ativos e, consequentemente, das cotas mudem rapidamente.

Outra desvantagem é a impossibilidade de modificar as estratégias ou influenciar nas decisões do gestor. Nesse caso, se você detém conhecimento de mercado e prefere tomar suas próprias decisões, essa alternativa pode não ser a mais adequada.

Sobretudo, é preciso ficar atento às regras de cada fundo para não cometer equívocos no momento de investir. Por exemplo, existem fundos que estipulam prazos maiores de resgate e liquidação das cotas, o que pode soar como uma desvantagem para quem deseja maior liquidez.

Por fim, vale destacar que as taxas de administração e performance podem reduzir as perspectivas de ganhos. Nesse sentido, tenha atenção aos valores cobrados e aos benchmarks estabelecidos, para identificar se os custos atrelados são adequados aos riscos e ao potencial de retorno que o fundo oferece.

Investir em FIC FIM multigestor vale a pena?

Chegando nesse ponto, você já sabe os principais aspectos positivos e negativos de investir em um FIC FIM multigestor. Entretanto, ainda pode ter dúvidas se vale a pena investir nessa opção. Na verdade, não há apenas uma resposta para essa questão.

Afinal, a escolha de um investimento é pessoal e deve ser tomada levando em consideração o perfil de investidor e os objetivos de cada interessado. Por se tratar de um investimento mais arriscado, ele tende a fazer mais sentido para quem possui um apetite maior aos riscos.

Porém, cada veículo de investimento tem um nível de risco diferente e é possível diluí-lo por meio de aportes focados em prazo maiores ou com estratégias específicas — como a diversificação da carteira.

Então, se você optar por investir em um FIC FIM multigestor, não deixe de avaliar o prospecto do fundo, suas informações gerais, as regras de investimento e resgate. Também é válido analisar a qualidade da atuação do gestor e a administração do fundo de modo geral. Isso permitirá identificar se o fundo analisado é adequado para as suas necessidades.

Agora que você já conhece o significado das palavras FIC FIM multigestor e o funcionamento desses fundos, terá mais facilidade para avaliar a alternativa. Contudo, caso precise de ajuda para entender melhor esses veículos financeiros, vale buscar o suporte de uma assessoria de investimentos.

Gostou deste conteúdo? Aproveite para conhecer mais sobre os fundos imobiliários e como escolher o ideal!