Análise e Opinião

Análise e Opinião

IGP-m ou IPC-A no contrato de aluguel?

Por
Fabrício Lima

realtor at work sale and rent of real estate 2023 11 27 05 03 58 utc scaled

Se você é proprietário de um imóvel que está alugado e o seu contrato de locação precisou ser renovado recentemente, certamente surgiu a discussão sobre qual índice de correção de inflação seria mais apropriado utilizar: IGP-m ou IPC-A?

O IGP-m é calculado pela FGV a partir de outros três índices de preços, cada um com um peso diferente: o IPA (Índice de Preços ao Produtor Amplo), que corresponde a 60% do cálculo do IGP-m, o IPC (Índice de Preços ao Consumidor), com peso de 30% e o INCC (Índice Nacional de Custo da Construção), com 10%. É justamente por causa desses 10% do INCC que o IGP-m tem sido utilizado como referência para o reajuste anual dos aluguéis.

Já o IPC-A, calculado pelo IBGE, é um dos índices de inflação mais tradicionais e importantes do Brasil. Criado em 1979, mede o que as famílias com renda mensal entre 1 e 40 salários mínimos consomem – desde gastos com alimentação e água, por exemplo, até transporte e salão de beleza. A pesquisa é realizada nas regiões metropolitanas de 16 capitais brasileiras.

Mas, se a convenção diz que os contratos de locação devem ser reajustados pelo IGP-m, porque alguns locatários sugeriram a substituição desse índice pelo IPC-A?

Análise histórica

Note pela imagem a seguir que historicamente o IGP-m e o IPC-A “andam juntos”. No entanto, em momentos de maior percepção de risco (global), como foi após o estouro da bolha da internet em 2000 e durante a Pandemia do Covid-19, o IGP-m disparou enquanto o IPC-A subiu em menor magnitude. Por que isso aconteceu?

IGPm vs IPCA ano a ano

Fonte:  https://www.debit.com.br/tabelas/igpm-fgv-indice-geral-de-precos-mercado; https://www.debit.com.br/tabelas/tabela-completa.php?indice=ipca  | Elaborado por @pilulacapital

Dólar

O IGP-m é um índice muito mais impactado pela alta do dólar uma vez que 60% de sua composição é o IPA (Índice de Preços ao Produtor Amplo, leia-se: Atacado). Já o IPC-A é um índice de varejo e em momentos de crise é muito difícil que o comércio repasse integralmente a alta do dólar aos seus consumidores. É possível observar este impacto na imagem que segue:

IGPm vs USD

Fonte:      https://www.debit.com.br/tabelas/igpm-fgv-indice-geral-de-precos-mercado; https://www.debit.com.br/tabelas/tabela-completa.php?indice=ipca  | Elaborado por @pilulacapital

Afinal de contas, qual índice escolher?

Depende. Você é o(a) locador(a) ou o(a) locatário? No longo prazo, como se observa na imagem abaixo, o retorno do IGP-m supera com folga o retorno do IPC-A. Portanto, para quem recebe renda de aluguel é melhor manter o IGP-m; para quem paga o aluguel, a melhor opção seria negociar a substituição do índice para o IPC-A.

IGPm vs IPCA acumulado

Fonte:      https://www.debit.com.br/tabelas/igpm-fgv-indice-geral-de-precos-mercado; https://www.debit.com.br/tabelas/tabela-completa.php?indice=ipca  | Elaborado por @pilulacapital

Este artigo tem como objetivo democratizar o acesso à educação financeira e foi elaborado por Fabrício de Lima, sócio e assessor de investimentos na Valor, especialista em Investimentos e Private Banking (IBMEC) com MBA em Gestão e Engenharia da Qualidade (USP). É engenheiro (UFV) e empresário.

 

Deixe um comentário