Investimentos

Investimentos

PetroRio: a petroleira mais eficiente da América Latina

Por

Muitas pessoas acreditam que o mercado de exploração de petróleo no Brasil tem apenas a Petrobras como alternativa de investimento. Mas isso não é verdade. Outra companhia desse setor, porém totalmente privada, é a PetroRio. Você a conhece?

A fundação dessa empresa aconteceu em 2009 e ela se tornou uma das principais companhias do setor na América Latina dentro de uma década. Além disso, mesmo que seu nome seja similar ao da estatal, a PetroRio tem uma expertise diferente nesse mercado.

Quer saber mais sobre a petroleira mais eficiente do nosso continente? Acompanhe a leitura para conhecer as principais características da PetroRio!

O que é a PetroRio?

A PetroRio S.A é uma companhia brasileira de capital aberto especializada na exploração e produção de gás natural. Antes de entender se vale a pena ter as ações da empresa na carteira, no entanto, é importante conhecer suas principais características.

Confira!

História

Como você viu, a PetroRio surgiu em 2009 e rapidamente se tornou uma referência na exploração de petróleo na América Latina. À época, ela surgiu com o nome de HRT Petróleo — e apenas em 2015 ganhou sua atual nomenclatura.

Mesmo que seu nome e área de atuação sejam similares aos da Petrobras, existem diferenças significativas entre ambas. A estatal, por exemplo, atua em praticamente todas as etapas de produção da commodity — como exploração, produção, refino, comercialização e até transporte.

Por sua vez, a PetroRio tem expertise em investimentos e recuperação de ativos em produção. Além disso, ela também foca no redesenvolvimento de campos maduros e na gestão eficiente de reservatórios de petróleo.

Dessa maneira, a atuação principal da companhia tem relação com poços que já foram explorados, mas que ainda apresentam potencial.

A oferta pública inicial (IPO) da PetroRio aconteceu em 2010. As suas ações são negociadas na bolsa de valores do Brasil, a B3, com o ticker PRIO3 — que indica que seus papéis são ordinários.

Modelo de negócio

A operação da PetroRio é centrada na aquisição e exploração de novos ativos de produção. Dessa maneira, a empresa consegue gerar receitas a partir da cotação do petróleo no mercado internacional.

O portfólio de ativos da organização é composto por campos de exploração de petróleo e também por ativos exploratórios. Como o foco está no investimento em campos maduros, existe a possibilidade de operar com custo mais baixos — o que pode expandir seu potencial de lucros.

Até o início de 2022, a PetroRio contava com 4 campos de exploração. Todos eles estão na Bacia de Campos, no Estado do Rio de Janeiro. São eles:

  • Polvo: pertence 100% à companhia e foi seu primeiro ativo de exploração. É capaz de produzir 9 mil barris por dia;
  • Tubarão Martelo: tem 80% de participação da PetroRio desde 2020. Produz até 10 mil barris de óleo por dia;
  • Frade: A PetroRio controla toda a operação desde 2020. Tem capacidade de produzir até 20 mil barris de petróleo por dia;
  • Wahoo: A companhia adquiriu cerca de 65% de participação em 2021. Pode começar a gerar barris em 2024.

Além dos campos, a empresa também tem ativos exploratórios. Um deles é o Pirapema/FZA-M-539, que fica na bacia da Foz do Amazonas e é 100% da PetroRio. Há dois poços perfurados que podem produzir 18 bilhões de metros cúbicos de gás natural — potencial que é expansível.

Junto dele existem outros três:

  • FZA-M-254: ativo de óleo que é 100% PetroRio;
  • CE-M-715: ativo de óleo com participação de 50% da companhia;
  • Itaipu: ativo com óleo que é 60% da PetroRio.

Quais as características das ações da PetroRio?

As ações da PetroRio S.A. são negociadas na bolsa brasileira desde 2010. Como você viu, elas são do tipo ordinárias (ON). Esses papéis da companhia garantem tag along de 100% aos acionistas minoritários.

Além disso, eles estão listados no Novo Mercado da B3. Esse segmento é destinado para empresas de capital aberto que se comprometeram, voluntariamente, a adotar as melhores práticas de governança corporativa.

Por seu destaque na negociação, a PetroRio em muitos momentos faz parte do Ibovespa, principal indicador de desempenho médio da bolsa brasileira. Ademais, ela compõe a carteira teórica do Índice Brasil 100 (IBrX 100) — que conta com as 100 ações mais negociadas da B3.

Quais as vantagens e desvantagens desse investimento?

As ações da PetroRio podem ser benéficas para a sua carteira de investimentos. Em primeiro lugar, mesmo com a empresa tendo pouco mais de uma década de experiência, ela já se tornou a petroleira mais eficiente da América Latina, o que pode indicar um bom trabalho de sua gestão.

Além disso, diferentemente da Petrobras, a PetroRio é uma empresa totalmente privada. Dessa maneira, as ações podem ser interessantes para aqueles que preferem alternativas sem influência direta do Governo.

Também vale destacar o potencial de valorização. Como você viu, ainda existem ativos no portfólio da empresa que não iniciaram sua produção de barris. Por isso, as ações podem interessar quem acredita no crescimento da companhia.

Contudo, lembre-se de que os resultados não são garantidos na renda variável. Também é preciso ponderar os riscos. Uma crise no mercado de petróleo, por exemplo, pode acarretar impactos negativos nos números da PetroRio.

O que considerar para investir nas ações da PetroRio?

Agora que você conheceu mais sobre a PetroRio e as vantagens e desvantagens de suas ações, é importante saber se esse investimento vale a pena para a sua carteira. Para encontrar essa resposta, o primeiro aspecto de avaliação é o seu perfil de investidor.

Como esse é um investimento de renda variável, pode ser mais adequado para investidores com maior tolerância aos riscos. Além disso, lembre-se de fazer uma análise fundamentalista da empresa para saber se ela tem o que você busca em termos de qualidade e potencial.

Além desses aspectos, é necessário avaliar se as ações da PetroRio estão alinhadas com seus objetivos financeiros. Para isso, pode ser vantajoso estipular prazos para as suas metas. Desse modo, você poderá visualizar se esse investimento trará benefícios.

Por fim, é fundamental que você conheça o mercado de atuação da PetroRio. Como vimos, ela está no setor de exploração de petróleo. Portanto, além do potencial da empresa, não deixe de entender o funcionamento e as características do setor.

Como vimos, a PetroRio é a principal empresa privada de exploração de petróleo no Brasil e a mais eficiente da América Latina. Por isso, conhecer as características da companhia e das ações PRIO3 pode ser interessante para analisar se vale a pena investir nela.

Quer acompanhar as principais informações do mercado financeiro? Assine a nossa newsletter gratuitamente aqui!