Análise e Opinião

Análise e Opinião

Porque você deveria ter fundos multimercados na carteira.

Por
Giordano Paganoto

global business network 2022 12 16 00 06 43 utc scaled

Antes de falar diretamente sobre o que são os Fundos Multimercados, vamos entender um pouco melhor sobre os Fundos de Investimentos. Eles são uma forma de investimento em conjunto, ou seja, os recursos financeiros de diversos cotistas do fundo são aplicados por gestor profissional em diversos ativos financeiros e as perdas ou ganhos são divididos entre eles.

Dentre as diversas classes de Fundos de Investimentos estão os Fundos Multimercado.

Os fundos multimercado são uma categoria de fundos de investimento que possuem uma política de investimento que não se limita a um único tipo de ativo ou estratégia. Eles podem investir em diversos tipos de ativos, como ações, títulos públicos, câmbio, commodities, entre outros. Podemos dividir os Fundos Multimercados em seis categorias principais

  1. Ações Long/Short: Esses fundos assumem posições compradas (long) e vendidas (short) em ações, com o objetivo de lucrar com o aumento e a queda dos preços. Eles normalmente procuram gerar retornos identificando ativos subvalorizados para comprar e ativos supervalorizados para vender a descoberto.
  2. Orientados: Esses fundos se concentram em aproveitar eventos corporativos, como fusões, aquisições, falências e reestruturações. Visam lucrar com as discrepâncias de preços resultantes de tais eventos e podem empregar estratégias como arbitragem de fusões, investimento em dívidas e investimentos em situações especiais.
  3. Macro Global: Os fundos macro globais assumem posições em vários instrumentos financeiros, incluindo ações, títulos, moedas e commodities, com base na análise macroeconômica e buscam lucrar com as amplas tendências de mercado e eventos macroeconômicos em diferentes países e regiões.
  4. Arbitragem: Os fundos multimercado de arbitragem procuram explorar as discrepâncias de preços entre títulos relacionados ou classes de ativos. Por exemplo, arbitragem de renda fixa- negociação de diferenciais de taxa de juros
  5. Multiestratégia: Esses fundos empregam uma combinação de diferentes estratégias de investimento, como ações – long/short -, macro global e orientados, dentro de um único fundo. O objetivo é diversificar o risco e capturar oportunidades em vários ambientes de mercado.
  6. Tendência: Os fundos futuros gerenciados negociam contratos futuros e outros instrumentos derivativos em várias classes de ativos, incluindo commodities, moedas e taxas de juros. Utilizam modelos sistemáticos para identificar e capitalizar as tendências e o momento dos preços.

Agora você pode estar se perguntando: “Ok, mas por que eu tenho que ter fundos multimercados na carteira?”
Calma! Vou explicar:

De forma geral, esses fundos são recomendados para investidores que buscam diversificação em sua carteira, já que eles podem oferecer exposição a diversos tipos de ativos e estratégias de investimentos, que como pessoa física, seria impossível de acompanhar.

Mas, existe alguns pontos de atenção:

  • Quando investimos em um Fundo Multimercado, estamos confiando na capacidade de tomada de decisão da equipe gestora. É fundamental que o investidor faça uma análise cuidadosa das estratégias do fundo e dos riscos envolvidos antes de investir. Neste ponto seu assessor irá te ajudar muito, é ele quem está acompanhando as gestoras e participa de reuniões com os tomadores de decisão. Ele irá te ajudar na tomada de decisão de qual fundo alocar e “calibrar” a posição.
  • Outro ponto importante é o prazo, bons retornos podem demorar a acontecer. No geral, os Fundos Multimercados, podem demorar de 3 a 5 anos para apresentar retornos mais expressivos. O gráfico abaixo mostra a rentabilidade de diferentes fundos multimercado de diferentes estratégias no período de 5 anos. É fácil perceber que no período 1 ano a rentabilidade dos fundos é bem abaixo do CDI, no entanto, ao final dos 5 anos a rentabilidade supera facilmente o benchmark. Portanto, é preciso escolher bons fundos e paciência.

Imagem1 1

 

Deixe um comentário