Investimentos

Investimentos

Quais as 10 ações que mais se destacaram em 2021? Descubra!

Por

Em 2020, a taxa Selic atingiu a mínima histórica, mas os juros voltaram a subir no ano seguinte. Como consequência, a renda fixa se tornou mais atrativa. Contudo, a renda variável ainda pode fazer sentido para a sua carteira. Nesse caso, vale conhecer as melhores ações de 2021.

Esse conhecimento permite entender quais empresas tiveram um bom desempenho no período e se destacaram na bolsa de valores. Porém, vale ressaltar que resultados passados não são garantia de rendimentos futuros.

Neste artigo, você conhecerá as 10 melhores ações de 2021. Continue a leitura e confira!

Breve panorama sobre o mercado de renda variável em 2021

O contexto da renda variável em 2021 foi bastante complexo, com riscos políticos e quedas na bolsa, enquanto houve uma alta na taxa básica de juros e na inflação. Ainda assim, o cenário de captação de recursos ficou aquecido, com diversos IPOs e follow-on durante o ano.

Vale saber que IPO é a sigla em inglês para oferta pública inicial, que representa a abertura de capital de uma empresa na bolsa de valores. Em geral, o objetivo do IPO é captar recursos para expansão e desenvolvimento do negócio.

Já o follow-on acontece com empresas que já têm capital aberto e desejam oferecer mais ações no mercado. O processo pode ser primário, quando a companhia emite novos papéis para a oferta, ou secundário, quando um sócio majoritário vende a sua participação — total ou parcialmente.

Como parte da captação de recursos em 2021 ocorreu para o caixa das empresas, isso indica o interesse do mercado em financiar o crescimento dos negócios.

Além disso, em outubro de 2021, a bolsa de valores brasileira (B3) teve recorde de investidores, com 4 milhões de pessoas físicas investindo em renda variável. Entre setembro de 2020 e de 2021, por exemplo, o número de investidores na bolsa cresceu 26%.

Em relação ao Ibovespa, o índice bateu recorde em 2021 e chegou ao patamar de 130.776 pontos em julho. Contudo, como esse mercado é bastante volátil, o indicador variou bastante durante o ano com o contexto econômico e político brasileiro, passando também por quedas.

Ranking com as 10 melhores ações do ano

Após entender o panorama do mercado de renda variável em 2021, é interessante conhecer algumas das melhores ações do ano.

Confira 10 papéis que se destacaram, de acordo com dados da B3 e levantamento do Valor Data!

1. Embraer (EMBR3)

A Embraer é uma empresa que surgiu em 1969 e atua no setor aéreo. Assim, a sua principal atividade é a fabricação de aeronaves. Para tanto, a companhia possui unidades espalhadas no Brasil e no exterior, sendo um dos maiores grupos do segmento do mundo.

Vale saber que a Embraer foi o principal destaque do Ibovespa em 2021. O papel registrou alta de mais de 180% em 12 meses.

2. Braskem (BRKM5)

A segunda posição ficou para a petroquímica Braskem. A companhia foi fundada em 2002 e atua na produção de resinas termoplásticas e químicos básicos. Além disso, é uma das líderes mundiais na fabricação de biopolímeros.

Com a valorização do dólar e a crescente demanda nacional e internacional por seus produtos, a empresa bateu recorde de geração de caixa. Os papéis registraram alta de mais de 176% em 2021.

3. JBS (JBSS3)

A alta do dólar também beneficiou as empresas exportadoras de proteína animal. Esse é o caso da JBS, que começou suas operações em 1953 e atua no ramo alimentício — sua atividade principal é o processamento de carne.

O grupo está presente em diversos países e é um dos maiores representantes do ramo alimentício do mundo. Em 2021, suas ações valorizaram 75,74%.

4. Marfrig (MRFG3)

A Marfrig também se beneficiou da alta do dólar e do preço da carne em 2021. A empresa iniciou suas operações em 2000 e se tornou uma das maiores produtoras de derivados da proteína animal do mundo. Ocupando a quarta posição do ranking, as ações da companhia valorizaram 73% no período.

5. Petro Rio (PRIO3)

As empresas do setor de óleo e gás também se beneficiaram do dólar valorizado e da alta do petróleo. No caso da PetroRio, empresa fundada em 2008, a valorização na bolsa de valores no período foi de 47,24%.

Vale destacar que uma das principais estratégias da companhia é realizar novas aquisições de campos de exploração de petróleo para expandir sua atuação. Com isso, a empresa tende a ser bem vista pelos investidores.

6. Méliuz (CASH3)

A Méliuz é uma empresa do setor de tecnologia criada em 2011. O foco de suas operações é o programa de cashback, que consiste na devolução de parte do dinheiro gasto na compra de determinados produtos online. Em 2021, a empresa valorizou 29,66%, ocupando a sexta posição.

7 e 8. Petrobras (PETR3 e PETR4)

A alta no barril de petróleo também valorizou as ações da Petrobras. Fundada em 1952, a petrolífera brasileira se dedica à exploração e produção de petróleo. A empresa também atua no refinamento, transporte e comercialização de petróleo e gás natural.

Como o petróleo foi uma das commodities que mais subiram em 2021, tanto as ações ordinárias quanto as preferenciais da Petrobras se destacaram. A alta foi de 30,37% e 23,51%, respectivamente.

9. Gerdau (GGBR4)

A Gerdau é uma empresa produtora de aço criada em 1901. O modelo de negócio é baseado no desenvolvimento de soluções para o setor metalúrgico industrial, com operações em diversos países. Em 2021, os papéis da companhia registraram alta de 25,32% na bolsa de valores brasileira.

10. Metalúrgica Gerdau (GOAU4)

A holding Metalúrgica Gerdau também apresentou alta em 2021. A companhia atua no controle de empresas produtoras de aço. Vale ressaltar que a principal delas é a siderúrgica Gerdau, que também teve bom desempenho no ano.

É importante saber que o papel da Metalúrgica Gerdau é fundamental para o processo de expansão do setor siderúrgico brasileiro. Com isso, em 12 meses, o grupo apresentou alta de 23,69%.

Agora você sabe quais foram as 10 melhores ações de 2021 e pode analisá-las para entender se fazem sentido para a sua carteira. Lembre-se de que esses resultados não garantem desempenho futuro e a decisão é pessoal, então ela também depende do seu perfil de investidor e dos seus objetivos financeiros.

Gostou das informações? Siga nossas páginas no Facebook, Instagram e YouTube e acompanhe todas as novidades sobre o mercado financeiro!