Investimentos

Investimentos

Veja como simular investimentos em renda fixa de forma simples e rápida!

Por

O investimento em renda fixa é considerado conservador, ou seja, que segue uma taxa de rentabilidade inalterável e definida no momento da aplicação. Além disso, nele você investe com prazo determinado. Os juros da aplicação podem ser fixos ou atrelados a um indexador econômico, como a taxa de juros (Selic) ou a inflação (IPCA), por exemplo.

Compreenda seu perfil de investidor para fazer o cálculo da rentabilidade e decidir qual deles está mais alinhado com os seus objetivos.

Quais os tipos de investimento em renda fixa?

Entre os mais procurados estão:

  • Tesouro Direto
  • CDB – Certificados de Depósito Bancário
  • LCl/LCA – Letras de Crédito Imobiliário ou do agronegócio
  • Fundos de investimento de renda fixa
  • Carteiras personalizadas de produtos de renda fixa

Investimento em LCI

A Letra de Crédito Imobiliário é um investimento de renda fixa lastreado em crédito imobiliário. Com ele você empresta dinheiro para uma instituição financeira que usa os recursos para financiamentos imobiliários, entre eles construções e reformas. Esse título é isento de imposto de renda, o que facilita a simulação de rentabilidade real. O LCI também é protegido pelo FGC, que representa um nível de segurança a mais para quem investe. A rentabilidade desse investimento pode ser prefixada, pós-fixada ou mista e a mais comum é proporcional à taxa do CDI.

Entenda como funcionam os investimentos LCI e LCA!

Investimento em CDB

O Certificado de Depósito Bancário é uma aplicação com a qual você empresta dinheiro para um banco em troca de um rendimento pré-acordado e rende mais que a poupança. Esse é um investimento que tem um perfil seguro por ser protegido pelo FGC. De qualquer forma, é imprescindível analisar a confiabilidade do banco no qual vai fazer o investimento. A rentabilidade do CDB pode ser pós-fixada, prefixada ou mista e é normalmente atrelada ao CDI. Ele costuma render de 100% a 140% do CDI.

Entenda as diferenças entre CDB e CDI

Como determinar um investimento em renda fixa?

Para começar a simulação, se você já sabe o perfil de investidor, analise as seguintes informações:

Objetivo: determine o objetivo do investimento de acordo com o prazo proposto para esse objetivo. Exemplo: fazer uma reserva de emergência e estabelecer quanto tempo levará para isso.

Tipo de investimento: avalie qual tipo de investimento atende o seu objetivo determinado.

Prazo de resgate: analise as características que vão te trazer resultados no tempo que precisa e com a quantidade que você tem disponível para começar o investimento. Verifique também a possibilidade de fazer o resgate antes. No caso da reserva de emergência, por exemplo, analise se você conseguirá retirar esse dinheiro antes do prazo estipulado.

Liquidez: em quanto tempo o dinheiro retorna para você e quais são os impactos de fazer a retirada no prazo estipulado ou até antes.

Rentabilidade: faça uma simulação de rentabilidade. Tenha em mente que os investimentos em renda fixa rendem menos por serem considerados de baixo risco. Isso te ajuda a não esperar uma entrega maior e ainda saber como o seu dinheiro está trabalhando para você.

Impostos e taxas: avalie as isenções, impostos, taxas e custos administrativos aos quais o investimento está sujeito.

Como funciona um simulador de Investimentos?

Simulador de investimentos é uma ferramenta que permite estipular qual será o rendimento esperado de uma aplicação em um determinado período. Essas ferramentas auxiliam na comparação de produtos do mercado financeiro. Facilita a análise de qual rende mais, quais os riscos e taxas. Lembrando que as simulações são baseadas em projeções de mercado. Isso não garante resultados futuros.

Como simular um investimento em renda fixa?

Valor da aplicação: o quanto você deseja investir hoje.
Prazo: por quanto tempo o capital vai ficar investido.
Valor dos aportes mensais: quanto deseja aportar mensalmente na aplicação.

Para fazer esse cálculo é necessário usar uma calculadora de investimentos. Ela permite ter uma estimativa de acordo com a data em que o cálculo está sendo feito para levar como base as taxas do dia.

No site do Tesouro Direto há uma forma fácil para você simular investimentos em renda fixa e comparar as vantagens de investir seu dinheiro na Selic, IPCA e títulos prefixados.

Como começar a investir em renda fixa?

Encontre uma assessoria especializada para te ajudar a descobrir qual o melhor investimento em renda fixa para sua carteira. Com a Valor Investimentos você encontra assessores especializados que atendem o Brasil inteiro. Invista agora!

 

Deixe um comentário