Análise e Opinião

Análise e Opinião

Investimento Internacional: Como investir fora do Brasil?

Por
Jhady Vasconcelos

global business network 2022 12 16 00 06 43 utc scaled

Você com certeza já ouviu a expressão “Não coloque todos os ovos na mesma cesta”, certo?

Essa frase é um alerta para diversificar os nossos investimentos e não apostar todas as fichas em um só ativo. Já falamos muito também sobre como diversificar os investimentos em ativos e títulos dentro do Brasil. Mas ao investir somente no Brasil, o nosso patrimônio fica totalmente exposto aos riscos que envolvem a economia do país como um todo.

Assim, nos últimos meses, o mercado internacional tem ganhado destaque e muitos brasileiros estão buscando formas de aplicar o seu dinheiro fora do Brasil. O tamanho da oportunidade lá fora é gigante comparada aos investimentos nacionais. A B3 corresponde a apenas 1% da capitalização de mercado da Bolsa Mundial. Além do universo das ações, que é praticamente dominado pelos Estados Unidos, com mais de 60% do mercado acionário, também temos muitas oportunidades em outras classes de ativos.

Essa diversificação é imprescindível para o sucesso da carteira do investidor, garantindo que o patrimônio não fique sujeito aos mesmos riscos. Assim, se o mercado interno apresenta uma volatilidade maior devido a notícias, ruídos políticos etc., conseguimos equilibrar isso na outra ponta, já que esses fatos internos não necessariamente movimentam o mercado internacional. Logicamente, não podemos deixar de citar que acontecimentos mundiais, como a pandemia em 2020, afetou todos os mercados por se tratar de um acontecimento global.

Não podemos prever esses eventos que afetam o mundo todo e nem mesmo eventos internos, mas tendo uma carteira diversificada, conseguimos diluir os riscos e diminuir as oscilações, resultando em um portfólio mais sólido.

Agora você deve estar se perguntando: “Legal, Jhady… Já entendi a importância de diversificar e investir em outras economias. Como podemos fazer esses investimentos internacionais?”

Hoje nós temos algumas formas diferentes e eu vou te explicar três delas.

  • Dentro da XP Investimentos

A própria plataforma da XP Investimentos permite que o investidor faça uma diversificação investindo em BDR, ETFs e fundos com exposição cambial.

Caso você ainda não tenha sua conta na XP, segue o link para abertura:

https://cadastro.xpi.com.br/passo/assessor/step1?assessor=A26320

  • Através da XP Internacional

Agora o cliente da XP Investimentos também tem acesso a uma segunda plataforma dentro do próprio aplicativo da XP. Na plataforma da XP Internacional, o cliente tem acesso a ativos diretamente no mercado americano. Para se tornar elegível e habilitar a conta internacional, a plataforma tem algumas exigências: a conta deve ser de pessoa física, brasileiro nato e residir no Brasil, a conta digital e de investimentos devem estar ativas e com dados atualizados e o patrimônio líquido na XP deve ser igual ou superior a 10 mil reais.

A conta internacional não tem custo de abertura e nem de manutenção. O câmbio para as operações é feito pelo próprio aplicativo da XP, na aba de transferência entre contas. Os produtos de investimentos da XP Internacional são os REITs, BONDs, Stocks, ETFs e ADRs, e o câmbio na plataforma pode ser feito a partir de R$ 500,00.

  • Através da Avenue

A Avenue é uma corretora americana com diversos produtos disponíveis para brasileiros investirem nos Estados Unidos. A diferença da Avenue para a XP Internacional é a variedade de produtos disponíveis. Existe lá mais opções de produtos e você consegue fazer o câmbio na própria plataforma a partir de R$ 200,00. O cadastro é super fácil e pode ser feito através do link abaixo:

https://pit.avenue.us/onboarding/foreign-finder/AVE245348

Eles também disponibilizam uma estrutura já inclusa na plataforma para te auxiliar com a declaração de imposto de renda e toda a parte tributária. O site é bem intuitivo e em português. A abertura de conta é gratuita e não possui taxa de manutenção. Há a possibilidade de ter custo zero de corretagem e você pode conferir mais informações no site deles.

Um outro ponto positivo da Avenue é que eles disponibilizam cartão de débito, funcionando com uma conta banking além da conta investimentos. Assim, ele é uma excelente opção se você for tirar férias e viajar para fora do Brasil, podendo utilizar o cartão da Avenue na opção de débito e crédito.

Agora que você já conhece as formas de realizar um investimento internacional, precisamos entender os produtos disponíveis. Não perca a continuação da série “Investimento Internacional” que ficará disponível aqui no blog da VAI.

E lembre-se de sempre consultar o seu assessor para se certificar quais são as melhores alocações para o seu perfil de investidor.

 

Deixe um comentário