Análise e Opinião

Análise e Opinião

O que a febre das tulipas ainda pode nos ensinar?

Por
Leonardo Pastore

Na era das redes sociais e da comunicação instantânea da internet tornou-se comum sermos bombardeados com anúncios de como ganhar dinheiro. Promessas de ganhos fáceis e rápidos borbulham nas redes e chegamos a pensar se não estamos perdendo ótimas oportunidades de enriquecer sem fazer muito esforço.

Se a imaginação humana não possui limites, muitas vezes a ganância também ultrapassa o razoável. Misture à equação uma dose de ingenuidade do investidor e um bocado de argúcia do vendedor das fórmulas mágicas para ganhar dinheiro que nunca funcionaram, mas sempre fizeram e continuam fazendo suas vítimas. Muda-se o cenário e os atores, mas o final do filme é sempre o mesmo: economias perdidas e sonhos desfeitos.

Parece mentira, mas não é. Na Holanda do século 17, a conhecida mania das tulipas deu origem um dos maiores clássicos crashes da história. Em síntese, a especulação no mercado dessas belas flores elevou seus preços a algo comparável com o de uma boa casa. Sim, você leu direito: uma flor tinha o mesmo preço de um imóvel. Para ganhar cada vez mais, os especuladores vendiam as próprias casas para comprar mais e mais tulipas até que… bem, a menos que você seja uma abelha, não conseguirá ficar muito tempo dentro de uma flor, quem dirá morar dentro dela. Sonhos de dinheiro fácil que se desfazem ao raiar do dia.

De lá pra cá, são inúmeros os “investimentos” de ganho certo apregoados pelos gurus do momento. Rendimentos muito acima do mercado, resultados garantidos e capazes de fazê-lo rico de uma hora para outra. Seria ótimo se fosse verdade, mas só quem os vendem ganham. Perdem todos os outros.

Um jardim normalmente pede mais de uma primavera para ficar pronto. Assim como se cuida de uma flor, também devemos cuidar dos investimentos. Plantar a semente, regar e cuidar para que tudo aconteça como deve ser. Exigem-se tempo e paciência, mas colhemos beleza e satisfação ao vê-los florescer e prosperar por muitas e muitas estações.

Este artigo tem como objetivo democratizar o acesso à educação financeira via Leonardo Pastore, Assessor de Investimentos da Valor Investimentos.

Deixe um comentário