Investimentos

Investimentos

Juros Compostos: é possível enriquecer?

Por

Aqui no Brasil é comum as pessoas sentirem medo ao ouvir a palavra “juros”. E isso não é à toa, afinal quem faz empréstimos bancários sofre bastante com os juros altos. Com a Selic atualmente a 13,75% ao ano, temos uma das mais altas taxas de juros do mundo.

Contudo, quando olhamos para o outro lado da moeda, percebemos que se os juros são ruins para quem pega dinheiro emprestado, eles são muito bons para quem empresta. É muito fácil se perder em uma bola de neve formada por juros compostos de contas, cheque especial, empréstimos e financiamentos vencidos. Por outro lado, os juros compostos são responsáveis por fazer seu dinheiro investido render mais.

Por isso, eles podem ser um grande aliado para aumentar seu patrimônio e conquistar os seus sonhos. Usando os juros ao seu favor, você consegue fazer o seu dinheiro trabalhar por você! Quer saber mais? Continue lendo.

 O que são juros compostos?

Os juros compostos são calculados pela fórmula M = C (1+i)t,

sendo que:

  • M = montante final (resultado)
  • C = capital aplicado
  • i = taxa de juros
  • t = tempo de aplicação do capital

Mas o que isso significa na prática? Os juros compostos, diferentemente dos juros simples, acabam resultando em um valor final muito maior a longo prazo. Veja um exemplo: em janeiro, Mário devia R$ 100 ao banco e dividiu o pagamento dessa dívida com juros compostos de 14% ao mês. No final do ano, essa dívida será de R$ 481,80, ou seja, quase cinco vezes o valor inicial!

O que podemos aprender dessa história é que os juros compostos têm um grande poder de aumentar o valor de algum capital. Quando essa lógica é aplicada aos investimentos, os ganhos são grandes! De uma maneira simplificada, investir dinheiro é emprestá-lo para uma instituição financeira. Da mesma forma que o banco cobra juros compostos quando te empresta dinheiro, ele te paga com esse mesmo tipo de juros quando é você quem empresta o dinheiro. CDBs, LCI, LCA e Tesouro Direto são alguns exemplos de investimentos que funcionam por meio de juros compostos.

Qual a diferença entre juros simples e compostos?

Agora que você já sabe que existem juros compostos e como eles são calculados, é importante diferenciá-los dos juros simples.

     Juros simples

  • Calculados somente sobre o valor total
  • Mais comuns em operações como empréstimos

    Juros compostos

  • Calculados sobre o valor total + os juros simples sob o valor do empréstimo
  • Mais comuns em investimentos a longo prazo

Os juros compostos são chamados de “juros sobre juros” justamente por serem calculados em cima dos juros simples.

Como aumentar seus ganhos investindo em juros compostos?

Para se beneficiar por meio dos juros compostos é importante ter em mente que o tempo é um fator determinante. Quanto mais tempo você deixar seu dinheiro rendendo, mais resultado você terá.

Por isso, a paciência é um ingrediente importante para o sucesso dos seus investimentos. Foque no longo prazo.

Feito isso, o próximo passo é ter disciplina com os aportes, ou seja, as contribuições que você faz periodicamente aos seus investimentos. Dica: se você investir um pouco mais a cada mês, o seu patrimônio vai crescer com uma velocidade muito maior e você pode alcançar seus objetivos muito mais rápido.

 Conclusão

Apesar dos juros serem vistos como vilões, eles apresentam uma grande oportunidade de aumentar o seu patrimônio e conquistar os seus sonhos. Entender como eles funcionam, aplicá-los de maneira inteligente e ter paciência para resgatar o dinheiro é a fórmula do sucesso!

Conte com a ajuda dos assessores da Valor Investimentos para aplicar o seu dinheiro da melhor forma para você. E se quiser conferir mais dicas financeiras, não deixe de ver nossos outros artigos.

Deixe um comentário