Análise e Opinião

Análise e Opinião

Ganhar dinheiro dormindo. Sonho ou devaneio de Buffett?

Por
Leonardo Pastore

Certa vez, Warren Buffett – um dos homens mais ricos do mundo e o maior ícone vivo do mercado financeiro – cravou numa única frase uma (aparente) utopia da vida real: “se você não arrumar um jeito de ganhar dinheiro dormindo, vai trabalhar até morrer”.

Convenhamos. Sonhar é bom e não custa nada, mas ainda melhor é ganhar dinheiro enquanto sonhamos. Quem não gostaria de dormir pensando nas contas e acordar com elas pagas, simples assim? Parece ficção, invencionice ou uma dessas fórmulas mágicas vendidas aos incautos na internet. Mas, em se tratando de Buffett, recomenda-se fortemente prestar atenção no que ele fala e faz.

Através do dinheiro, realizam-se planos. Viajar, ter conforto, ajudar o próximo, comprar uma casa ou um carro. Sem dinheiro, isso fica mais distante. Não é pecado dele usufruir. Mas com o passar do tempo, o salário de R$ 5.000,00 já não é suficiente, o carro econômico é substituído por um mais potente, a família cresce e precisa de uma casa maior. O dinheiro que antes podia ser poupado salda mais e mais despesas e deixa de ser multiplicado. No final das contas (literalmente), quem estava no azul fica no vermelho. Quem nunca?

Ninguém precisa se auto flagelar por isso. Faz parte e deve-se admitir que é bom realizar um sonho de consumo, afinal, quem trabalha e ganha seu dinheiro merece desfrutar dele. Se você já tem o suficiente para manter a si e suas futuras gerações, ótimo! Menos uma coisa para se preocupar. Mas se você é do outro tipo, quer dizer, que ganha o suficiente para viver bem, mas que também tem que correr atrás, é bom pensar como equilibrar a balança, aproveitando o que gosta de fazer, mas sem permitir que isso mine a capacidade do seu dinheiro trabalhar por você.

(Em outro artigo, falei sobre profissionais bem-sucedidos que ainda não alcançaram sucesso em seus investimentos. Para acessar, clique aqui).

Como conquistar o sonho de ganhar dinheiro dormindo?

Engana-se quem pensa que é necessária uma enorme reserva financeira ou o corte de todos os prazeres e planos para tornar o sonho de gerar renda passiva acontecer na prática. Mais que dinheiro, é necessário planejamento baseado em uma cesta de produtos adequados ao perfil do investidor, racionalização das despesas fixas para possibilitar aportes mensais (ainda que inicialmente pequenos) e uma dose de disciplina.

Identificar as melhores opções do mercado também ajuda. Investimentos em ativos cujo objetivo básico seja pagar regularmente dividendos pode simplificar a jornada, tal como ações de empresas com fluxo de caixa recorrente (transmissoras de energia elétrica, por exemplo) ou fundos imobiliários (que além da valorização do capital investido ainda distribuem rendimentos de aluguéis todos os meses).

Não é utopia nem devaneio. Em todos os dias o mercado financeiro tem oportunidades que podem ser exploradas, desde que estejamos com os olhos bem abertos. Entre um sonho realizado e outro, os que não dormem no ponto acordam sempre serenos por saber que Buffett tem toda razão.

Este artigo tem como objetivo democratizar o acesso à educação financeira via Leonardo Pastore, Assessor de Investimentos da Valor Investimentos.

Deixe um comentário