Análise e Opinião

Análise e Opinião

A ansiedade do investidor chegou na Renda Fixa

Por
Flavio Mattedi

Desde o meu início no mercado financeiro (há 15 anos), percebi como o perfil emocional dos investidores interferiam em suas tomadas de decisões nos investimentos e como isso atrapalhava a conquista dos bons resultados. Até então, era muito comum perceber isso em investidores que:

a) ficavam ansiosos com a queda nos preços das ações e vendiam suas posições sem avaliar racionalmente a situação;

b) ou ficavam ansiosos com a alta nos preços das ações e compravam sem avaliar racionalmente a situação.

No primeiro caso, o receio de possível perda de dinheiro que se realizou pela venda sem critério de suas ações. Já no segundo, por medo de ficarem “fora da festa” e não ganhar dinheiro como os outros investidores participantes do mercado.

No mercado imobiliário, por exemplo, ocorre algo similar. Nos últimos dois anos (2020-2021) observamos uma valorização expressiva no valor dos imóveis. O que aconteceu? Depois de a valorização ocorrer, percebe-se o movimento de muitas pessoas correndo atrás para comprar imóveis.

No entanto, será que a valorização verificada nos últimos 2 anos vai continuar? Tendo a acreditar que tudo volta para a média, mas saberemos apenas no futuro.

No mercado financeiro, nos últimos meses de 2022, temos observado um fenômeno pouco comum no Brasil: o IPCA – nosso índice oficial da inflação – registrou deflação. Isto é, estamos passando por um período em que os preços estão caindo. Especialmente nos meses de julho, agosto e setembro.

A consequência disso nos investimentos, é o fato de que aqueles ativos que têm a sua remuneração atrelada ao IPCA, registraram rentabilidade baixa nesses três meses citados, fazendo com que muitos investidores questionem e se movimentem para fugir desse tipo de ativo.

Importante ressaltar que o “charme” desse tipo de investimento é justamente o fato de ele garantir juro real ao investidor, ou seja, conferir a ele uma rentabilidade sempre superior à inflação no período em que durar o investimento.

Por fim, entendo ser importante que o investidor primeiramente entenda o que está fazendo e porque está fazendo ao tomar decisões importantes em seu portfólio. Antecipar as oscilações de preço é improvável e perpetuar a rentabilidade passada será um erro na grande maioria das vezes.

Investimentos em renda fixa, ações e imóveis, são desejáveis e recomendados, mas para cada perfil de investidor haverá uma indicação mais conveniente. As oscilações de preço são normais, e sempre existirão. Por isso, é importante que tudo seja feito com planejamento.

Deixe um comentário